Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Operação Verão: Materiais irregulares são apreendidos em praias no feriadão pré-temporada em Florianópolis

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

21/11/2025 - 17:11

A Prefeitura de Florianópolis realizou nesta quinta (20) e sexta-feira (21) operações de fiscalização de comércio ambulante em praias do Norte da Ilha, com foco em Jurerê e no Santinho. As ações foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal e Fiscalização de Serviços Públicos, em parceria com a Polícia Militar.

Durante as ações, foram apreendidos alimentos e bebidas sem comprovação de origem e sem condicionamento adequado às normas sanitárias. Foram identificados veículos que estavam sendo utilizados como depósitos improvisados com frutas, gelo, bebidas e utensílios armazenados inadequadamente. No total, 752 unidades de bebidas, entre cerveja, refrigerante e destilados foram apreendidas.

As equipes de fiscalização também removeram seis carrinhos irregulares, rádios para comunicação entre ambulantes ilegais, dezenas de cadeiras e mesas, guarda-sóis e ombrelones. Foram apreendidos ainda bonés, chapéus,bolsas, peças de roupa, brinquedos e óculos de sol que estavam sendo comercializados irregularmente.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A fiscalização constatou grande volume de vendas sem emissão de nota fiscal, o que prejudica a arrecadação municipal e amplia a concorrência desleal com comerciantes que atuam dentro da legalidade.

Todo o material recolhido dará origem aos procedimentos administrativos cabíveis, que serão acompanhados pelos órgãos municipais competentes. As ações vão continuar ao longo da pré-temporada e do verão, com foco na prevenção, organização dos espaços públicos e combate a atividades clandestinas.

“As operações desse feriadão reforçam nosso compromisso em garantir o cumprimento da lei e da ordem nas praias e a segurança alimentar dos visitantes. Ao remover esses produtos de circulação, além de proteger o cidadão, a gente também valoriza os ambulantes que trabalham na legalidade com tudo certinho dentro das normas”, avalia a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.