Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Operação Solo Legal: nove edificações irregulares são demolidas em comunidade de Florianópolis

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/01/2026 - 08:01 - Atualizada em: 30/01/2026 - 08:43

A Prefeitura de Florianópolis, em ação integrada com as polícias Militar e Civil, realizou mais uma fase da Operação Solo Legal na manhã desta quinta-feira (29). Foram demolidas nove edificações irregulares que estavam ocupando as dunas da praia dos Ingleses, uma Área de Preservação Permanente. Nenhuma das construções estava habitada, ou seja, não configuravam moradias.

A área foi mapeada anteriormente por setores de inteligência das forças de segurança, o que fundamentou a realização da operação de combate ao uso irregular do solo. As unidades removidas estavam nas Dunas dos Ingleses, Área de Preservação Permanente protegida por decreto municipal desde 1985.

A operação foi conduzida pela Fiscalização de Obras, associada à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, com apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Guarda Municipal de Florianópolis, da Polícia Civil e Polícia Militar. Essa é a sexta fase da Operação Solo Legal, deflagrada em setembro de 2025. Todas as diligências foram acompanhadas por advogadas da comunidade.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Parte da Comunidade do Siri fica em área de REURB-S (Regularização Fundiária Urbana Social), iniciativa em que a Prefeitura assume os custos das documentações necessárias para a regularização, sem nenhum ônus para os moradores por se tratarem de áreas de interesse social. O objetivo do REURB-S é possibilitar a regularização plena dos Núcleos Urbanos Informais consolidados de interesse social, tanto do ponto de vista jurídico quanto social, ambiental e urbanístico, com investimento na infraestrutura necessária, como coleta seletiva e acesso à rede hidráulica e elétrica.

“Ressalto mais uma vez a importância da integração entre os órgãos públicos municipais e estaduais para combater o problema que são as ocupações irregulares. Os órgãos cooperam desde o mapeamento dos loteamentos, verificação de cada caso e o operacional nas ruas para garantir o cumprimento da lei, a ordem na cidade e a preservação ambiental de Floripa”, destaca a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.