A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, deu início a uma nova fase da Operação Saturação. Desta vez, o foco está na revitalização do trecho sob o viaduto que marca a divisa entre Florianópolis e São José, na comunidade Chico Mendes, região do Monte Cristo.
Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação integrada soma esforços para transformar espaços públicos subutilizados por meio do paisagismo com espécies brasileiras. Estão sendo plantadas no local 3 mil mudas de vedélia e 380 mudas de Bougainville nas cores rosa e vermelha.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, essa nova etapa da Operação Saturação, nasceu do desejo de transformar paisagens urbanas e promover pertencimento. “Queremos que esses novos espaços floridos se tornem pontos de lazer e orgulho para os moradores. Ao trazer vida para áreas antes degradadas, promovemos ocupação urbana consciente e fortalecemos o vínculo das pessoas com o seu entorno”, afirma.
A ação de plantio conta com o apoio de agentes da Floram e voluntários da ACIF, e deve ser concluída nas próximas semanas, respeitando o tempo necessário para a preparação do solo e o plantio adequado das espécies.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Alexandre Waltrick, a proposta é inovadora ao aliar urbanismo e valorização da biodiversidade. “Estamos iniciando o trabalho em um local que demanda muita atenção, e depois queremos ir para outros espaços. A beleza e a vitalidade das plantas atuam como catalisadoras da ocupação positiva, incentivando a convivência e o sentimento de pertencimento”, explica.