A prefeitura de Florianópolis, através da secretaria de Infraestrutura, vai iniciar na semana que vem as obras de pavimentação asfáltica e drenagem da Estrada Cristovão Machado de Campos, que liga a Vargem Grande ao Rio Vermelho. É mais uma ação da Operação Asfaltaço.
Com isso, a via pública municipal, que hoje é de chão batido e utilizada principalmente pela comunidade local, servirá como importante rota alternativa, reduzindo deslocamentos e contribuindo para a melhora da mobilidade urbana da região, em especial nos Ingleses, na alta temporada.

Pavimentação de vias cria rotas alternativas na Ilha | Foto PMF/Divulgação
Além disso, a Estrada será contemplada com ciclorrota e com estruturas de proteção como redes para passagens aéreas de macacos e tubulações para fauna terrestre.
“Ouvimos os anseios da comunidade da Vargem Grande e garantimos que será uma rodovia ecologicamente sustentável”, informou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.
A pavimentação asfáltica da via era uma antiga reivindicação, sobretudo, dos moradores dos Ingleses, Rio Vermelho e Barra da Lagoa. Afinal, a população dos Ingleses vem sofrendo com o alto volume de trânsito, ainda mais na temporada de verão, uma vez que os residentes e turistas do Rio Vermelho e da Barra da Lagoa, para terem acesso de qualidade ao Norte da Ilha e ao Centro da cidade optam por passar pelos Ingleses, a fim de alcançar a Rodovia Armando Calil Bulos (SC-403), valendo o contrário na volta para casa.
Após a conclusão das obras, eles poderão deslocar-se pela nova Estrada Cristovão Machado de Campos com maior segurança e o conforto de quem não precisará mais enfrentar a poeira típica de via de chão batido – benefício que será sentido principalmente pela própria comunidade da Vargem Grande – diminuindo o percurso até a SC-403 em pelo menos 5 km.

Estrada Cristovão Machado de Campos liga a Vargem Grande ao Rio Vermelho | Reprodução/Google Maps
Saiba onde fica
A ligação entre a Vargem Grande e o Rio Vermelho tem 3,36 quilômetros. O asfaltamento se dará em toda a sua extensão pelo prazo de sete meses, sendo os investimentos no valor de R$ 6.206.010,77. Os serviços serão executados pela Planaterra Terraplanagem e Pavimentação Ltda.
Soluções para o trânsito
Outra rota alternativa que ajudará a desafogar o trânsito no Norte da Ilha já está em execução desde o início de julho. É a Rua do Lamim, paralela ao Caminho do Rei, entre Jurerê Tradicional e Canasvieiras.
Nesta via de aproximadamente 2,4 km, apenas 800 metros eram pavimentados, e o restante, de chão batido, mas em breve toda a extensão contará com melhor estrutura, já que receberá asfalto nos outros cerca de 1,6 km.
Receba as notícias do OCP pelo WhatsApp: