Mais de dez casas foram arrombadas no Rio Hern desde dezembro

Segundo moradores, mais de dez casas foram arrombadas por marginais desde dezembro - Foto: Piero Ragazzi

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/01/2016 - 09:01 - Atualizada em: 22/01/2016 - 08:45

Segundo relatos de moradores do bairro Rio Hern, em Schroeder, mais de dez casas foram arrombadas por marginais na localidade desde dezembro. A situação vem se tornando frequente desde o ano passado, aponta a comunidade.

Os crimes costumam acontecer durante o dia nas casas vazias. Os marginais, normalmente em dois, chegam com um carro, arrombam uma porta ou janela e entram no local para realizar os furtos, levando o que conseguem carregar.

Nesta semana, um dos casos chegou a ser fotografado por um homem que estava no banheiro da residência e flagrou os ladrões entrando em uma casa do bairro. A Polícia Militar foi acionada, mas, ao chegar no local, os bandidos haviam fugido com o material.

“Pagamos nossos impostos, e não temos o mínimo, que é segurança. A PM está bastante aqui, mas faltam policiais, está demorando para acontecer algo pior, assim não dá”, relatou o morador Ezequiel do Nascimento.

A Polícia Militar de Schroeder teve um desfalque de efetivo no ano passado, segundo a corporação. Pelo menos dois policiais entraram para a reserva remunerada e outros três foram para Florianópolis participar do Curso de Formação de Sargentos. Desde lá, o efetivo não foi reforçado e as rondas, que antes tinham duas viaturas e uma motocicleta, agora contam apenas com um veículo. A delegacia de Polícia Civil conta com apenas um policial, o que dificulta na investigação dos casos.

Para tentar coibir, ou amenizar a situação, os moradores criaram um grupo na rede social WhatsApp e fazem uma espécie de vigilância.

Segundo o comandante do destacamento de Schroeder, sargento Silvio Lemes Padilha, tem de haver uma ação conjunta. “A PM está fazendo o possível e está à disposição, mas a comunidade tem que nos ajudar. Denunciando e principalmente não facilitando para os marginais. Ficar atento e deixar as portas e janelas trancadas é algo primordial” relatou.

O prefeito do município, Osvalo Jurck, afima estar preocupado com a situação. “Nós estamos em cima dessa situação, buscando reforço para a PM e a Polícia Civil. Já procurei o deputado Vicente Caropreso e vou cobrar no comando geral mais policiais. Nossa região parece que está desassistida na questão de efetivo. Isso tem que ser revisto”, afirmou.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação