Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Oktoberfest Blumenau reforça título de festa mais segura do Brasil

Foto: Giovanni Silva/PMB

Por: OCP News Vale

03/11/2025 - 11:11 - Atualizada em: 03/11/2025 - 11:16

A cada edição, a Oktoberfest Blumenau reafirma seu título de festa mais segura do Brasil, sendo destaque e referência para outros eventos. A 40ª edição contou com um público de 689.201 pessoas nos 19 dias, registrando 81.277 visitantes em um único dia e dois sábados com ingressos esgotados, entrando para a história com um recorde de público, o maior desde que a festa adotou o sistema de catracas para controlar o acesso aos pavilhões do Parque Vila Germânica.

Com mais de 3 mil pessoas trabalhando, a maior festa alemã das Américas manteve o compromisso de oferecer um evento seguro para todos. Nesta edição, houve novidades que reforçaram a segurança, como a ampliação de cerca de 40% do número de câmeras, totalizando 415 equipamentos integrados a um ecossistema de soluções com inteligência artificial, reconhecimento facial e drones para monitoramento aéreo.

Além disso, 13 totens de emergência foram posicionados em pontos estratégicos do entorno da Vila Germânica, sendo utilizados em situações de risco, com chamados enviados em tempo real para a Central de Segurança da festa, possibilitando resposta imediata das equipes. Os desfiles também receberam a aplicação da tecnologia de reconhecimento facial na Rua 15 de Novembro, com o uso de drones que permitiram o rastreamento de indivíduos identificados por meio desse recurso.

O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, destaca que a festa é um orgulho para a nossa cidade, não apenas pelo público que atrai, mas pela forma como é organizada. “Recebemos quase 690 mil visitantes com segurança, alegria e respeito. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de centenas de profissionais que se dedicam para que cada pessoa tivesse a melhor experiência possível durante a festa.”

Já o presidente da comissão de segurança, Alexandre de Vargas, reforça que a integração entre as forças de segurança, o uso de tecnologia e o planejamento antecipado foram fundamentais para garantir a tranquilidade durante os 19 dias de evento. “Nossos índices permaneceram baixos, mesmo com o grande público, o que reforça a eficiência do modelo adotado e o compromisso das equipes envolvidas. Este trabalho reforça nosso compromisso com a proteção de visitantes e colaboradores, garantindo que a Oktoberfest Blumenau continue sendo referência nacional em segurança.”

Minister

A empresa Minister montou uma estrutura de alta tecnologia em parceria com a Intelbras, ampliando o número de câmeras de última geração. Ao todo, a segurança da festa contou com 250 profissionais, que atuaram diretamente nos setores de segurança e monitoramento, com destaque para os 20 operadores da Central de Controle Eletrônico (ECC), responsáveis por acompanhar as 415 câmeras instaladas em todo o complexo, sendo 60 delas com reconhecimento facial.

Durante o período da festa, a Central de Monitoramento registrou 276 ocorrências, das quais 180 foram de objetos encontrados, 26 de objetos perdidos, 7 de conduta inadequada e 12 de pessoas incapazes perdidas.

Com a limpeza de alta performance, a festa contou com um total de 400 profissionais, distribuídos por setores.

Ação efetiva no evento

A Polícia Militar atuou com 430 policiais durante a festa e 131 nos desfiles. No relatório da corporação, foram registradas 108 ocorrências ao longo do evento, sendo 19 de posse de drogas, 9 mandados de prisão cumpridos, 11 furtos de celulares (todos recuperados), 4 de importunação sexual e nenhum furto de veículo. Nos desfiles da Rua 15 de Novembro, a PM registrou 5 ocorrências.

A Polícia Civil também atuou na festa, registrando 90 boletins de ocorrência. Foram 11 casos de furto de celular, 14 aparelhos recuperados, sendo 3 celulares sem registro de furto. Além disso, foram contabilizados 25 procedimentos policiais, entre eles: cumprimento de mandados de prisão, autos de prisão em flagrante, termos circunstanciados e 22 ocorrências de perda de documentos, 17 de porte de drogas, 7 de medida protetiva e 30 de outras ocorrências.

A Polícia Científica registrou 59 ocorrências durante o período da festa: 11 apreensões de drogas, 45 identificações e atendimentos a pessoas, e 3 encaminhamentos para exames. Já a Polícia Penal contabilizou 14 ocorrências, sendo 8 fiscalizações de pessoas monitoradas e 6 conduções às unidades prisionais competentes.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Abordagem Social, realizou 821 buscas ativas, 127 conduções ao Centro POP e 79 acolhimentos. No ambulatório da festa, foram registrados 1.013 atendimentos, com 13 remoções para hospitais. Nos desfiles, foram feitos 9 atendimentos, sendo 1 encaminhamento hospitalar.

A Vigilância Sanitária realizou 234 inspeções em estabelecimentos, com 37 ocorrências que resultaram em orientações, sem registro de casos de doenças por transmissão alimentar. Já a equipe de Fiscalização de Obras e Posturas fez 237 orientações verbais, 44 notificações emitidas e 4 paralisações de atividades.

Os Bombeiros Militares também atuaram diretamente na festa, nas fases de organização, prevenção, atendimento de ocorrências, presença institucional e finalização dos trabalhos. Apesar do registro de quase 690 mil visitantes durante os 19 dias de evento, nenhuma ocorrência grave foi constatada pelas guarnições.

Os brigadistas atenderam 316 pessoas dentro da festa, sendo 129 por mal súbito, 25 por trauma (queda da própria altura), 24 por embriaguez, 18 por ferimentos com objetos e 120 por outras causas.

Inclusão e acessibilidade na Oktoberfest Blumenau

A Oktoberfest Blumenau também se destacou pela atenção à inclusão e à acessibilidade. A Central de Libras realizou 101 atendimentos ao longo da festa, garantindo que mais pessoas pudessem vivenciar a experiência de forma plena. Além disso, 42 visitantes utilizaram o serviço de audiodescrição, e a Central de Acolhimento registrou 123 atendimentos, reforçando o compromisso do evento com o bem-estar de todos os públicos.

A Jocum contou com uma equipe de 70 a 80 voluntários que atuaram durante os 19 dias de festa. Nesse período, foram 23 mil pulseiras identificadas. No total, 20 crianças e 4 idosos que se perderam foram localizados e 120 empréstimos de cadeiras de rodas foram realizados, ampliando o acesso e a segurança de visitantes e famílias.

O veículo adaptado para cadeirantes realizou um total de 55 viagens durante o período da festa. O levantamento aponta que o serviço foi utilizado exclusivamente para o transporte de casa para a Vila Germânica, reforçando o compromisso com a acessibilidade e inclusão no evento.

Oktober Segura

Ao longo dos 19 dias de festa, oito desfiles e públicos recordes na 40ª Oktoberfest Blumenau, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), atuou diariamente com o tradicional projeto Oktober Segura, conseguindo reduzir o número de infrações em comparação com o ano anterior. A ação, realizada em parceria com o Parque Vila Germânica, teve como foco alertar o público sobre os riscos da combinação entre álcool e direção.

Durante a festa, foram realizadas sete operações de blitz noturna em conjunto com a Polícia Militar, e seis operações de blitz da Guarda de Trânsito, sendo três específicas para motocicletas e uma para ciclomotores. Além disso, a SMTT realizou rondas constantes, que resultaram na remoção de veículos estacionados de forma irregular.

As ocorrências de estacionamento irregular caíram de 1.758 em 2024 para 1.216 em 2025, uma redução de 30,83%. O número de acidentes diminuiu 23,04%, passando de 230 para 177. Já os acidentes com vítimas tiveram queda de 26,1%, com 68 registros neste ano, frente a 92 no ano anterior. Foram ainda realizadas 1.000 abordagens com aplicação de testes de etilômetro (bafômetro) e 466 remoções de veículos estacionados irregularmente.

Transporte coletivo e mobilidade

Durante o período da Oktoberfest Blumenau, o transporte coletivo registrou 1.036.338 passageiros em toda a cidade. Foram realizadas 604 viagens extras, que atenderam 3.783 passageiros, garantindo mais comodidade e agilidade nos deslocamentos. Além disso, 98 táxis atuaram no transporte de visitantes e moradores durante a festa, registrando o melhor desempenho dos últimos anos, tendo um aumento de 35% no número de corridas.

Sobre a Oktoberfest Blumenau

Neste ano, a Oktoberfest Blumenau celebrou a 40ª edição, que ocorreu entre os dias 8 e 26 de outubro de 2025. O evento tem a Spaten como cerveja oficial. Os demais patrocinadores que fizeram parte desta edição foram: Bradesco, Reals Bet, Intelbras, Unifique, Cielo, Havan, Veolia, Porto, Nacional Gás, Fort Atacadista, Karsten, Unimed Blumenau, Vanish, Ventisol, Segalas, Smurfit Westrock, Bem Brasil, Hemmer, Cartão Elo, Mili, Fazzenda Park Resort, Stuttgart Porsche, Closeup, Koerich, Cia Hering, Tecnogera, LineartHP, Tereos, Global Sonic, Ipel, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina e Estado de Santa Catarina. Conta ainda com a Perto Digital, parceira da acessibilidade e a Imply como tiqueteira oficial. O Evento é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura através do Ministério da Cultura e Governo Federal. Também conta com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. A 41ª edição, ocorre entre os dias 7 e 25 de outubro de 2026, para mais informações basta seguir as redes sociais da festa.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação