Nesta sexta-feira (2), professores de história do sexto ao nono ano, pertencentes à rede municipal de ensino de Joinville, poderão participar da oficina sobre ações educativas realizada pelo Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC) e pelo Museu Arqueológico de Sambaqui (MASJ).
A capacitação acontecerá das 8h às 11h15, no Parque Natural Municipal da Caieira, na rua Valdomiro Rosa, 136 – Adhemar Garcia ou, em caso de chuva, no Museu Arqueológico de Sambaqui na rua Dona Francisca, 600 – Centro.
Os temas abordados serão Patrimônio Natural, Patrimônio Arqueológico Pré-colonial, Patrimônio Arqueológico Histórico e Memória do trabalhador da indústria caieira.
De acordo com a técnica pedagógica da Secretaria de Educação (SED), Denize Aparecida da Silva, o objetivo é promover a integração dos professores ao patrimônio cultural de Joinville e estimular o desenvolvimento de programas, projetos e ações didático-pedagógicas entre as escolas e os museus.
A programação prevê visita ao parque e apresentação dos recursos e serviços de educação ambiental oferecidos pelo Caieira; apresentação dos serviços educativos do MNIC e do MASJ; e discussões sobre ações desenvolvidas no trânsito pelos espaços patrimoniais.
“Os professores poderão conhecer mais sobre a cultura de Joinville. Queremos mantê-los estimulados e instrumentalizados sobre o tema, para que também possam incentivar seus alunos a conhecer e respeitar a nossa história”, afirma Denize.
A oficina sobre ações educativas em museus faz parte do programa de capacitação continuada realizado pela Secretaria de Educação (SED) e tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).
Em março será realizada mais uma edição do evento, direcionada aos professores do quarto ano do ensino fundamental. A data será divulgada em breve.