Oeste de SC tem 2 mortes por dengue e 7 cidades em estado de epidemia; veja quais são

Foto: reprodução internet

Por: Elisângela Pezzutti

20/04/2023 - 13:04 - Atualizada em: 20/04/2023 - 13:24

Em Santa Catarina, a maioria dos 144 municípios infestados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, são da região Oeste do estado. De acordo com o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgado nesta quarta-feira (19), o Oeste tem sete municípios em estado de epidemia: Saudades, Quilombo, União do Oeste, Águas Frias, Coronel Freitas, Itapiranga e São João do Oeste.

Segundo informações da Dive, a caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e o número de habitantes. A organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.

Duas das 14 mortes registradas no estado no período entre 1º de janeiro até 17 de abril ocorreram no Grande Oeste. Uma das vítimas foi um idoso de 105 anos, morador de Coronel Freitas, que morreu no dia 27 de março. A outra é uma mulher de 79 anos, que residia em Concórdia e morreu no dia 8 de abril.

De acordo com a Dive, nos dois casos as vítimas contraíram dengue nos municípios em que residiam.