O Governo de Criciúma, por meio da Secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, iniciou uma nova etapa da revitalização da Avenida Luiz Lazzarin. Nesta fase está sendo realizada a remoção de pavimentos, colocação de base, sub-base e da capa asfáltica. Em função do trabalho o trânsito no local sofreu alterações e também foram criadas rotas alternativas. “Esta é uma importante rodovia, e há muito tempo a comunidade e os empresários locais esperavam por essa revitalização. A obra causa alguns transtornos, mas o resultado será recompensador, e vai melhor muito a mobilidade urbana e aumentar a segurança no trânsito”, comentou Salvaro.
Os motoristas que trafegarem na Avenida Luiz Lazzarin, precisam ter atenção aos desvios. No sentido Centro/Rio Maina, o acesso é feito pela rua Nibeli Ugioni, seguindo pela rua João Colombo, até a Avenida dos Imigrantes. Já no sentido Rio Maina/Centro, o trajeto é pela Avenida João Ronchi até Avenida dos Imigrantes, virando à direita na rua João Colombo, e à direita novamente na rua Nibele Ugioni, até a Luiz Lazzarin.
Para os veículos pesados, o desvio deve ser realizado pela rodovia SC-445 ou pela Avenida dos Italianos. Todo o trecho e os desvios estão sinalizados e de acordo com o Gerente de Operações da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Adriano Batista, agentes de trânsito estão no local para orientar os motoristas.
Avenida será ampliada em pontos estratégicos
Com mais de três quilômetros de extensão, a avenida é o principal acesso ao distrito do Rio Maina. “Nós realizamos reuniões com os comerciantes e também com a população, para que a empresa pudesse intensificar os trabalhos, isso causa um pouco mais de transtorno no tráfego, mas desta forma agilizamos a obra. Até o momento, foram realizados os serviços de drenagem e estamos retirando asfalto danificado e colocando material novo”, explicou o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita belloli.
A revitalização prevê o alargamento da via em pontos estratégicos, principalmente em trechos com maior fluxo de veículos. Além disso, a avenida receberá canteiros centrais, faixas de pedestres elevadas e ciclofaixas em toda a extensão. O sistema de drenagem pluvial também será implantado as margens da pista e na transversal, bem como terraplanagem nos pontos de alargamento, recuperação do pavimento atual, colocação da nova capa asfáltica, sinalização e realocação dos postes de energia. Além disso, serão instalados dispositivos de segurança para a redução de velocidade. O investimento total para a execução dos trabalhos é de R$ 12.724.374,58, com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Acelera Criciúma
Com um investimento de mais de R$ 400 milhões, o Programa Acelera Criciúma garantirá mais de 200 obras licitadas e programadas para o município até 2024. O compromisso da Administração Municipal é entregar investimentos nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, turismo, entre outros, em curto prazo, para o crescimento da cidade e bem-estar da população. “Essa é mais uma das várias obras que o Acelera Criciúma vai concluir em 2024 para melhorar a qualidade de vida do cidadão criciumense. Estamos visitando as obras diariamente, fiscalizando e a equipe está empenhada para entregar tudo que a população merece”, destacou o Secretário-Geral da prefeitura e Coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira.