As obras de revitalização da Avenida Luiz Lazzarin iniciam na próxima segunda-feira (23) em Criciúma. Com mais de três quilômetros de extensão, a via é o principal acesso ao distrito do Rio Maina. Para reduzir os transtornos no trânsito, que passará por alterações durante o andamento da obra, os trabalhos serão realizados em partes, sendo a primeira no trecho entre o trevo de acesso ao distrito até a rua Nibele Ugioni. Por isso, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), estabeleceu rotas alternativas para os motoristas que trafegarem pela região das obras.
“A Avenida Luiz Lazzarin faz parte de um novo complexo viário para otimizar o fluxo intenso de veículos que existe naquela região. A via será interligada com o Anel de Contorno Viário de Criciúma, facilitando o deslocamento rápido para outros pontos da cidade e para municípios vizinhos. A obra é muito aguardada, pois fortalecerá a economia, melhorando o escoamento do fluxo”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
A avenida será alargada em pontos estratégicos, nos trechos com maior fluxo de veículos, e receberá canteiros centrais, faixas de pedestres elevadas e ciclofaixas em toda a sua extensão. A obra passará, ainda, por serviços de drenagem nas margens da pista, drenagem transversal, terraplanagem nos pontos de alargamento, recuperação do pavimento atual, colocação da nova capa asfáltica, sinalização e realocação dos postes de energia. Além disso, serão instalados dispositivos de segurança para a redução de velocidade. O investimento total para a execução dos trabalhos é de R$ 12.724.374,58, com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
“A obra será executada em partes, principalmente, para não causar grandes alterações no trânsito. Por ser uma obra grandiosa, ela causará alguns transtornos temporários, mas será benéfica a longo prazo. O alargamento em alguns pontos estratégicos garantirá mais fluidez no trânsito e segurança para toda a população”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.
Após a realização da primeira fase, a obra seguirá para o próximo trecho, entre as ruas Nibele Ugioni e Antônio Verino dos Santos. Em seguida, os trabalhos continuam da rua Antônio Verino até a rua Martin Afonso de Souza. O último trecho em obras será entre a rua Martin Afonso de Souza até a rótula da rua Álvaro Catão.
Alterações no trânsito
Segundo o gerente de Operações da DTT de Criciúma, Adriano Batista da Silva, mesmo sem a interdição completa da via, serão estabelecidas rotas alternativas a cada fase da obra, para evitar transtornos. Na primeira fase, os motoristas que trafegarem na Avenida Luiz Lazzarin, no sentido Centro/Rio Maina, devem acessar a rua Nibeli Ugioni e seguir pela rua João Colombo, com destino à Avenida dos Imigrantes.
No sentido Rio Maina/Centro, o trajeto é o mesmo, seguindo pela Avenida João Ronchi até Avenida dos Imigrantes, virando à direita na rua João Colombo, à direita novamente na rua Nibele Ugioni, até chegar na Avenida Luiz Lazzarin. Para veículos pesados, o desvio pode ser feito pela SC-445 ou pela Avenida dos Italianos.
“Os agentes da DTT estarão responsáveis pela fiscalização e pelo gerenciamento da sinalização desse e dos próximos desvios. Além disso, no local, haverão várias placas indicando os desvios. Então, é importante que todos os motoristas respeitem o sistema siga e pare que será estabelecido e procurem a melhor rota”, reforçou o gerente.