Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Obras de emissário de esgoto exigem interdição de trânsito em São José

Foto: Divulgação/Casan

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/11/2025 - 09:11 - Atualizada em: 06/11/2025 - 09:33

A Casan inicia na próxima segunda-feira (10) obras de assentamento dos emissários da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas. Os trabalhos serão executados no trecho de asfalto da Rua João José Martins, no bairro Potecas, em São José.

Entre 9h e 17h, o trânsito será totalmente interditado, desde a rotatória, próxima à lagoa de estabilização da Casan, até a rua de acesso à nova ETE Potecas. O trecho de obras será devidamente sinalizado e contará com o apoio da Guarda Municipal, que está auxiliando na avaliação desvio para orientação dos motoristas. Nos finais de semana a pista ficará liberada. A meta é executar o serviço em até 20 dias, porém o clima pode alterar o cronograma.

Mais de 450 metros de tubulações serão instaladas para ligar o esgoto ainda não tratado da atual lagoa de estabilização, que será desativada, até a nova estação de tratamento de esgoto, que entrará em operação em 2026.

ETE Potecas

A construção da nova ETE Potecas é um dos maiores projetos de saneamento em andamento no Estado. A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual ETE com sistema de lagoas de estabilização.

Com investimento total de R$ 270 milhões, a unidade terá capacidade para atender mais de 300 mil habitantes na primeira fase, podendo chegar a mais de 400 mil com ampliação das redes de coleta.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.