As obras da Ponte Joinville estão avançando na margem situada no bairro Boa Vista. Conforme a Prefeitura, estão sendo cravadas as estacas metálicas dos blocos da ponte e da linha de transição, que é o encontro da parte de concreto com o aterro situado na rua São Leopoldo.
Também está sendo montado o guindaste principal que ficará em cima do cantitravel. Esse guindaste dará toda a mobilidade e agilidade para transportar insumos e também atuar na construção da ponte.
O cantitravel funciona com um guindaste em cima dele, alimentado por carrinhos em trilhos, que levam insumos como camisas metálicas e todas as ferragens que são inseridas dentro das estacas, já que cada estaca pesa mais de 1 tonelada.
Além disso, o cantitravel faz o lançamento do concreto, a cravação da camisa metálica e escavação das estacas, tanto em solo quanto em rocha.
O cantitravel normalmente é utilizado em obras de portos ou de pontes onde o acesso é mais difícil. Na Ponte Joinville ele é utilizado devido à vegetação, minimizando o impacto da obra no meio ambiente.
A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, garantindo duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres.
A estrutura será uma ligação desde a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira e conectando-se com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja. A expectativa é que diariamente, cerca de 65 mil pessoas passem pela ponte após a conclusão da obra. O prazo para execução da obra é de 24 meses a partir da entrega da Ordem de Serviço.