A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semop) vai interditar um trecho da Rua Venâncio da Silva Porto – entre as ruas Victor Rosenberg e Max Nicolau Wihlem Schmidt, no bairro Vila Lenzi neste sábado (23). No local, será feita a interligação das tubulações de drenagem e a instalação de uma caixa de inspeção, que facilitará futuras manutenções e limpezas.
A obra é estratégica, pois busca melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os recorrentes problemas de alagamentos registrados naquela região. O serviço exige atenção redobrada de motoristas, ciclistas e pedestres que circulam pelo trecho. A orientação é para que os motoristas utilizem rotas alternativas e programem seus deslocamentos para evitar atrasos, no período de obras.
De acordo com a Secretaria , esta é a primeira etapa de uma série de melhorias planejadas para o sistema de drenagem. Além da interligação, técnicos avaliam novas intervenções. “No traçado que corresponde ao trecho das comportas na confluência com o Rio Itapocu, ainda está em estudo a forma mais adequada de intervenção. Existe a possibilidade de implantação de um sistema de bombeamento para reforçar o escoamento da água da chuva”, enfatizou o Secretário de Obras, Alceu Gilmar Moretti.
Também é avaliada a extensão das galerias ao longo da margem do rio. Essa alternativa, no entanto, depende de uma análise minuciosa, já que pode impactar diretamente o fluxo do Itapocu. “Os estudos levam em consideração não apenas aspectos técnicos e de engenharia, mas também fatores ambientais e financeiros. Por isso, a execução das próximas etapas será planejada com cautela”, acrescentou Moretti.
Além da Semop, participam do processo a Diretoria de Trânsito e técnicos da empresa Rumo Logística. Essa integração busca garantir segurança e eficiência durante as obras.