O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), divulgou na manhã desta quarta-feira (28), às margens da BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, a solução definitiva para acabar com o gargalo do Morro dos Cavalos, um dos pontos mais perigosos da BR-101.
Serão construídos dois túneis, um de cada lado, numa obra está estimada entre R$ 2,5 a R$ 3 bilhões, num trecho de 23 quilômetros. A promessa é que os trabalhos comecem ainda este ano, para ficarem prontos em 2029.
O projeto é o mesmo realizado em 2015, mas precisará ser atualizado.Por isso o prazo de um ano para que ele fique apto a dar início às obras. Durante este período, não haverá aumento de custo de pedágio, segundo confirmou o próprio ministro.
A obra será realizada pela concessionária, que será trocada no trecho de 23 quilômetros. Hoje a concessão é da Arteris, mas passará a ser administrada pela Motiva, antiga CCR, que já atua no Sul do Estado. Em discurso, o ministro diz que a troca de concessionária foi feita de forma consensual entre as duas empresas.
Apesar das constantes reclamações e críticas do Governo do Estado, o governador Jorginho Mello (PL) não participou do ato.