A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, segue com as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Centenário. Na terça-feira (13), o diretor-presidente da autarquia, Onésimo Sell, e integrantes da equipe técnica receberam a analista de projetos da Gerência de Operações (Geope) – Infraestrutura e Parcerias Públicas do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Raquel Polenz Wielewicki, que realizou vistoria na obra, referente à fiscalização do contrato.
O diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho, explica que “por se tratar de uma obra que está sendo executada com recursos provenientes de financiamento junto ao BRDE, a realização de vistorias é uma etapa fundamental do processo, pois assegura a correta aplicação dos recursos, garante a transparência dos investimentos e o cumprimento das exigências técnicas e legais”.
A equipe técnica da autarquia acompanhou a vistoria, apresentando as etapas da obra já concluídas, em andamento e a programação das próximas fases. O resultado foi positivo, com a obra estando em regularidade com o contrato firmado com o órgão financiador. Também estiveram presentes o responsável técnico da Construtora Monte Negro, engenheiro Alan Dias, e, representando a empresa Restelo, responsável pelo apoio à fiscalização do contrato, o engenheiro Matheus Barossi.
A contratação para a construção da nova ETE Centenário foi realizada por meio do Edital de Concorrência para Obras e Serviços de Engenharia n° 208/2023. A empresa vencedora da licitação foi a Construtora Monte Negro Ltda., sendo o valor do contrato de R$ 45.019.374,74, com recursos provenientes de financiamento junto ao BRDE. O investimento será pago pelo Samae em 40 parcelas semestrais, a partir de fevereiro de 2028.
O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, destacou que, “a nova estação irá substituir a ETE Ilha da Figueira, que é uma das mais antigas do município e que opera em sua capacidade máxima, sendo posteriormente desativada. Com a construção da ETE Centenário, será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município, contemplando, além dos bairros atendidos pela ETE Figueira, também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário. Com essas obras, Jaraguá do Sul avança ainda mais na área de saneamento, o que permitirá aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município, que atualmente é de 91,49% na área urbana”.
De acordo com a assessora de apoio técnico da autarquia e fiscal deste contrato, Morgana Decker, “as etapas iniciais da obra, que incluem terraplanagem, estaqueamento e escavação do terreno, já foram finalizadas. Agora, a obra avança na construção dos reatores, decantadores, unidades do pré-tratamento, biodigestor e adensador de lodo, assim como na instalação das estruturas pré-moldadas dos prédios que compõem a ETE. A previsão de conclusão é para 2027, estando atualmente com percentual de 30% executado”.

Foto: Divulgação