Obra da barreira de proteção contra ressacas marítimas no Morro das Pedras é concluída

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

09/11/2023 - 15:11 - Atualizada em: 09/11/2023 - 15:13

Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de Florianópolis finalizou a construção da paliçada na praia do Canto do Morro das Pedras. Agora, os 270 metros à esquerda da Rodovia Francisco Thomaz dos Santos (SC-406), no sentido da praia da Armação, contam com uma barreira de proteção contra ressacas marítimas e as erosões resultantes delas. Essa é a primeira intervenção desse tipo realizada na cidade pela administração municipal, uma obra conduzida pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura com o acompanhamento da Defesa Civil do Município.

Foto: Divulgação

Para a construção da estrutura em uma área significativamente afetada pelo avanço do mar sobre a orla, foram utilizadas cerca de 3.900 estacas de madeira tratada tipo eucalipto, com oito metros de altura, dispostas em duas grandes tiras. Os mourões foram preenchidos com aproximadamente 4.550 sacos de areia local, conhecidos como geobags.

Foto: Divulgação

Ao longo da obra, que teve início em setembro do ano passado, foram encontradas rochas enterradas, o que dificultou a cravação das estacas. Além disso, os serviços foram condicionados às variações das marés. Mesmo assim, a entrega ocorreu quatro meses antes do prazo estipulado.

Os trabalhos foram realizados pela Penascal Engenharia e Construção Ltda., em um investimento total de aproximadamente R$ 3,2 milhões.