A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Guaramirim iniciou as atividades em maio de 2017 e atualmente tem como presidente Roseli Krüger. Além dos moradores do município, a entidade também atende mulheres, homens e crianças com câncer de Schroeder e Massaranduba.
O local auxilia pacientes oncológicos que recebem atendimento nas áreas de assistência social, fisioterapia e nutrição. Além disso, é realizado um trabalho de acompanhamento psicológico, não apenas para os pacientes, mas também para os seus familiares. Atualmente, a entidade auxilia gratuitamente 75 pacientes, entre eles oito homens e duas crianças
A unidade de Guaramirim realiza em média 70 exames preventivos (Papanicolau) por mês. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é o quarto causador de morte em mulheres no Brasil. Através da RFCC de Guaramirim também são realizados de 20 a 30 exames de mamografia por mês. Com o agendamento da mamografia feito através da rede, os pacientes têm desconto médio de 50% no valor do exame, que custa em torno de R$ 200.
A unidade de Guaramirim conta com o trabalho de voluntárias que recebem capacitação uma vez por mês, sobre como lidar com os pacientes, por exemplo.Uma vez por semana, acontece a Tarde do Artesanato, em que os pacientes aprendem a fazer diversas peças, que podem ser vendidas e gerar renda para as famílias. Além disso, quatro vezes por ano acontece a Tarde da Beleza, em que profissionais da área vão até a rede e oferecem seus serviços para as pacientes sem nenhum custo, trazendo inclusive os materiais que serão utilizados, como toalhas, xampus, esmaltes e outros.
A manutenção da RFCC depende de doações. Uma parcela dos recursos vem da prefeitura e o restante são doações, recebidas através de pedágios, venda de camisetas, sombrinhas e peças de artesanato. Pessoas da comunidade e empresas doam peças de roupas para vender no bazar, que funciona no mesmo prédio da RFCC.
Em 2023, o lançamento da Campanha do Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Guaramirim aconteceu no início de agosto. A campanha deste ano tem como tema: “Eu, você, nós: quando você estende a mão, um sorriso ganha vida”. A campanha visa mobilizar a população, incentivando e conscientizando sobre a importância dos exames regulares. Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, a iniciativa tem como meta conscientizar as pessoas sobre a prevenção e detecção precoce do câncer. Para alcançar esse propósito, a rede busca fornecer informações claras e acessíveis sobre os diferentes tipos de exames e sobre a doença.
Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de outros cânceres.