O que sabemos sobre o 11 de Setembro, 22 anos depois?

Foto: Masatomo Kuriya/Corbis

Por: OCP News Criciúma

11/09/2023 - 21:09 - Atualizada em: 12/09/2023 - 13:09

O 11 de setembro de 2001 é uma data que permanece gravada na memória coletiva global. Nesse dia, os Estados Unidos sofreram o maior ataque a seu território desde o bombardeio japonês à base de Pearl Harbor em 1941. Dois aviões comerciais sequestrados foram arremessados contra as Torres Gêmeas do complexo World Trade Center, em Nova York, causando a morte de cerca de 3 mil pessoas. No mesmo dia, um terceiro avião comercial sequestrado foi arremessado contra o edifício do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA, e um quarto avião comercial sob controle de terroristas caiu na Pensilvânia antes de chegar ao seu suposto destino, a Casa Branca.

Os ataques foram orquestrados pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, que operava de dentro do Afeganistão controlado pelo Talibã. O impacto dos aviões que atingiram as Torres Gêmeas e a queda dos dois prédios causaram pequenos abalos sísmicos pela cidade de Nova York. As ondas geradas pelos ataques foram comparáveis a pequenos terremotos de magnitudes 0,9 e 0,7 na escala Richter. Já os colapsos das torres geraram ondas comparáveis a um terremoto de magnitude 2,1 e 2,3.

Além das Torres Gêmeas, outro prédio caiu no dia 11 de setembro de 2001. Localizado próximo aos edifícios atingidos, o chamado “Building 7” não foi atacado por aviões, mas apresentou falhas estruturais após o colapso das torres. Segundo o governo dos Estados Unidos, a causa da queda foi um incêndio que durou sete horas.

Vinte pessoas foram retiradas vivas dos escombros do World Trade Center. Entre os sobreviventes estavam John McLoughlin e William Jimeno, dois policiais que foram resgatados após ficarem soterrados por cerca de 13 e 21 horas.

Os ataques mataram 2.977 pessoas — e nem todas eram americanas. Foram mortos cidadãos de 93 países. Houve vários outros relatos de sequestros naquele mesmo dia, conforme divulgado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Passaram-se 99 dias até que os incêndios no Marco Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas, fossem completamente extintos. O fogo começou às 8h46 do dia 11 de setembro, quando o primeiro avião atingiu a Torre Norte, e só foi totalmente apagado em 19 de dezembro.

Os especialistas apontam que a principal consequência dos ataques de 11 de setembro foi a consolidação da chamada “Guerra ao Terror”, que não estava direcionada a um país específico, mas a uma prática de ação política. Com a aprovação de uma série de leis que reduziram a liberdade e a privacidade dos cidadãos nos Estados Unidos em nome do combate ao terrorismo, o mundo mudou drasticamente após esses eventos.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.