Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O Pinguim que Queria Voar: família lança vaquinha para imprimir livro escrito e ilustrado por menino autista; veja como ajudar

Por: Elisângela Pezzutti

10/12/2025 - 15:12 - Atualizada em: 10/12/2025 - 16:03

José Renato de Sousa Alves é um adolescente autista de 14 anos, morador do Bairro Estrada Nova, em Jaraguá do Sul. Mesmo enfrentando dificuldades associadas ao autismo, que incluem dificuldade intelectual e atraso cognitivo, é um estudante dedicado do 8º ano da Escola Municipal Padre Alberto Jacobs. Renato começou a desenhar quando tinha apenas três anos e agora sonha em imprimir um livro escrito e ilustrado por ele: “O Pinguim que Queria Voar”, de 24 páginas. Como sua família não tem condições financeiras para pagar a impressão do livro, que tem custo de R$ 5.250 (500 exemplares), foi lançada uma vaquinha para tentar arrecadar os recursos.

José Renato começou a desenhar quando tinha 3 anos | Foto: Arquivo pessoal

Como ajudar

Qualquer valor em dinheiro pode ser depositado na chave Pix [email protected], que está em nome de Sandra Maria, mãe de Renato e sua maior incentivadora. Outras formas de ajudar é doando materiais ou serviços relacionados à produção do livro e divulgando a campanha para alcançar mais pessoas.

Foto: Divulgação

Superação, determinação e criatividade

José Renato explica que “O Pinguim que Queria Voar” é uma história sobre superação e determinação, inspirada na sua própria jornada. “Eu nunca aprendi a andar de bicicleta, mas estou determinado a aprender um dia. Assim como o Pinguim, que nunca desistiu de voar, eu também não vou desistir dos meus sonhos!”, afirma o menino.

O livro traz ainda uma mensagem de esperança e perseverança, pois assim como o Pinguim, José Renato está trabalhando para alcançar seus objetivos, mesmo que pareçam impossíveis. Como diz o jovem escritor, “nunca é tarde para aprender e sonhar!”.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Por que apoiar?

Ao contribuir de alguma forma para a impressão e distribuição do livro, você estará apoiando o talento de José Renato e incentivando sua paixão pela literatura. Além disso, ajudará a levar essa história inspiradora para crianças e famílias, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade e imaginação de jovens leitores, e promovendo a inclusão de pessoas autistas.

Sonho de mãe

“Meu sonho é que meus filhos possam ter as oportunidades que nunca tive”, diz Sandra Maria, que além de José Renato, tem outros dois filhos – Victor, de 21 anos, e Dulce Maria, de 6 – que também são autistas e têm acompanhamento da AMA.

Antes de vir para Jaraguá do Sul em busca de emprego e melhores condições de vida, a família de José Renato morava em Apuiarés, um pequeno município cearense de 12 mil habitantes. Aqui eles pagam aluguel e sobrevivem com muita dificuldade, já que com os três filhos autistas necessitando de acompanhamento, Sandra não consegue um emprego fixo. Seu marido, que tem baixa escolaridade, ficou desempregado na última semana e está em busca de trabalho.

Quem tiver interesse em ajudar a família de alguma forma, pode entrar em contato com Sandra Maria, pelo telefone/whatsapp (47) 99924 8694.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.