O passatempo vira arte: Conheça Ary Sanches e seus quebra-cabeças

Foto: Fábio Junkes

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

16/03/2023 - 07:03

O aposentado Ary Sanches, de 85 anos, é um exemplo inspirador de como a paixão por uma atividade pode trazer alegria e significado para a vida. Ele mora há oito anos no Lar das Flores, em Jaraguá do Sul e é conhecido por decorar os corredores do local com seus quebra-cabeças desafiadores.

Seu Ary, transforma os quebra-cabeças de mais de 4 mil peças em lindos quadros. Os temas são variados, desde imagens de monumentos históricos a filhotes de cachorros. Para ele, essa atividade é mais do que apenas um passatempo, é uma forma de manter a mente sempre ativa.

“Tem que fazer alguma coisa. Eu gosto de fazer isso, por isso passo o dia todo montando os quebra-cabeças, às vezes fico até de noite montando”, conta.

São diversas peças em um quebra-cabeça, o que pode ser um desafio para algumas pessoas e exigir bastante tempo para montar. Porém, para Ary, isso não é um problema, ele já está acostumado e se diverte nesse processo.

Foto: Fábio Junkes/ OCP

Caminhando pelos corredores do Lar das Flores, Ary mostra empolgado os 35 quadros de quebra-cabeças que já finalizou. Com uma coleção variada, ele dedica várias horas do seu dia para a atividade em seu quarto, onde possui os materiais necessários que o auxiliam na montagem.

“No total, são 35 quadros, que juntos tem mais de 50 mil peças. Comecei a montar eles quando já morava aqui”, comenta.

A maioria dos quebra-cabeças que seu Ary escolhe para montar tem mais de mil peças. Afinal, não há limite de idade para desfrutar da diversão e do desafio da montagem de quebra-cabeças e o senhor Ary é um exemplo disso.

Quais os benefícios de montar quebra-cabeças

Além de ser uma atividade divertida e que ocupa bastante o tempo, montar quebra-cabeças é uma ação que traz diversos benefícios para a saúde mental, estimulando a percepção, o raciocínio e a concentração. Mantendo sempre a mente ativa, os quebra-cabeças são uma uma ótima forma de entretenimento para todas as idades.

Foto: Fábio Junkes/ OCP

  • Melhora a memória e a concentração;
  • Reduz o risco de demência;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Estimula a criatividade;
  • Aumenta a sensação de realização.

Foto: Fábio Junkes/ OCP

Notícias no celular

Whatsapp