Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O melhor dos bens – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

15/11/2024 - 07:11

Fico rubro de vergonha de fazer essa pergunta, qual o melhor dos bens? Claro que falo dos bens humanos, e a resposta é tão clara quanto o sol do meio-dia: nosso melhor dos bens é a saúde. A pessoa com saúde tem tudo, o mais é secundário. Vem dessa verdade incontestável a necessidade que temos de não esquecer da saúde, ela depende do que comemos, dos exercícios que fazemos ou não fazemos e, mais que tudo, dos pensamentos. – Ah, esquecia, a inspiração para nossa conversa de hoje me ocorreu de lembrar de frases que um dia li num livro formidável: – “Farmácia de Pensamentos”, livro dos idos anos 90. Autoria de Sônia Aguiar, uma arquiteta carioca. Uma das frases do livro dizia que – “A doença não é um mal, pois é através da enfermidade que nos libertamos das vibrações grosseiras dos maus pensamentos, das más palavras e das más ações”. Incontestável. As frases do livro da Sônia são frases recolhidas por ela ao longo da vida, foram achadas pelo caminho, a exemplo também do que costumo fazer. Então, vamos lá. Fiquemos nos pensamentos. Os pensamentos harmonizam ou criam um inferno de desarranjos em nosso sistema hormonal. Os hormônios bem equilibrados dão-nos saúde, desequilibrados provocam todas as doenças… E dizendo isso, lembro-me de outra frase, essa li não lembro onde, mas ela é tão óbvia que fico corado outra vez. A frase diz que – “Não existe essa história de súbito ataque cardíaco. O ataque cardíaco requer anos de preparação”. Pô, mas será que as pessoas não sabem disso? Ouço freqüentemente estultos dizer que “O fulano estava bem, era saudável, mas teve um ataque cardíaco fulminante e morreu sem tempo de atendimento…”. Nada como a ignorância. A pessoa vítima desse ataque estava “enferma” mental há muito tempo. Ai, que assunto chato, todavia, permanente… Os pensamentos, modo de pensar habitual, pessimista, assustado, temeroso, ansioso, inseguro, destroem o equilíbrio hormonal e… Abrem espaços para as diversas moléstias. Todos nós temos nossos pontos de menor resistência no corpo, por esses pontos começam as enfermidades. O único remédio “milagroso” é a mudança no estilo de vida, uma mudança regida pelos pensamentos. Fora disso, é contagem regressiva acelerada. E essa contagem acaba no ponto final. Sem acréscimos.

CURAS

Duvido que alguém já não tenha ouvido falar de curandeiros. Curandeiros são pessoas que produzem curas de saúde sem ser médicos ou diplomados, são enfermeiros da alma. A pessoa enferma procura pelo curandeiro, conta de seus problemas, o curandeiro ouve, faz alguns gestos manuais, pronuncia orações incompreensíveis e… Deu. Pronto. A sessão de cura termina. E, muitos, magicamente muitos, saem curados ou ficam curados logo em seguida. Onde está a magia? Na fé. Na fé do enfermo. Sem essa fé não há remédio que cure, não há…

MODA

Milhares de palermas desfilam por podcasts, postagens de todo tipo, redes sociais, essas danações de hoje, eles e elas se achando alguma coisa, passando imagens falsas, só que… Na vida pessoal, social, são pessoas mal-educadas, grosseiras, nada de conteúdo de qualidade, puras fantasias para enganar ou encantar trouxas. Ferro nessa gentalha. E o melhor dos ferros é ignorá-las, ignorá-los. Que vão se coçar num arame farpado ou “conhecer” os livros…

FALTA DIZER

Provérbio antigo – “Diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. E a esse provérbio acrescento: Os semelhantes se atraem. Então, vamos pôr ponto final nessa história de que ele ou ela casou e foi enganado, enganada. A pessoa “sofrida” sabia com quem estava lidando, ah, sabia…!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.