Jaraguá do Sul 147 anos: o Hospital onde nascem os jaraguaenses

Foto: Divulgação/Hospital Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/07/2023 - 08:07

Em 27 de fevereiro de 1966, pouco antes de Jaraguá do Sul completar 90 anos de fundação, a história do Município ganhou um novo e importante capítulo: os filhos da cidade passaram a nascer no ‘Hospital e Maternidade Jaraguá’

‘Era 1926, os motoristas que aqui passavam falavam da necessidade de um local para atender aquelas pessoas doentes, sem ter que ir para Joinville. Mas dez anos se passaram até a comunidade se organizar e lá em cima do morro, um local foram comprar. E um pouco tempo mais tarde, com pás e enxadas na mão, abriram a primeira estrada e fincaram o primeiro moirão. Nascia o Hospital do Morro, era 1936, por muitos anos por ali funcionou, cuidando do patrão, do peão, do freguês, nunca fez nenhuma distinção, pois sempre teve a noção de que ele existe para vocês. Então mudou-se de lugar e veio cá para baixo, e o morro ficou fechado. Passou a ter outros despachos. Alguns anos se passaram, mas não estava sossegado. Chegou a hora de reabrir, agora Hospital Jaraguá, era 1966, mas o apelido permaneceu, pois era querido entre o povo. E Hospital do Morro se mantém, tanto no velho, como no novo’. Esta é a história do início do Hospital Jaraguá, relatada em forma de poema pelo Diretor Técnico da unidade, Dr. Amélio Alfredo Lissi.

O então semanário ‘O Correio do Povo’, em sua edição de 19 de fevereiro de 1966, anunciava esta novidade: o Presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul, Adolfo Jacob Carlos Reimer, e o novo Presidente do Conselho Hospitalar, Sr. Alexandre Haake, convidavam a comunidade para participar da inauguração do hospital que iria entregar ao Município novos 40 leitos.

Naquela época, a cidade contava apenas com um hospital, sendo que a população crescia, assim como as empresas que já despontavam no mercado regional e nacional: WEG; Indústria Reunidas, que hoje é Duas Rodas; Comércio Breithaupt; a Firma Weege; entre outras. Era necessário atender a população e os trabalhadores com mais uma unidade hospitalar – e mais moderna.

Segundo a reportagem de 1966, a inauguração do Hospital e Maternidade Jaraguá contou com a presença das principais autoridades, entre elas personagens importantes da história da cidade, como o Sr. Eugênio Victor Schmockel; Dr. Fernando A. Springmann; o Vigário de Jaraguá do Sul, Padre Elemar Scheid; e Emílio da Silva – historiador, autor de livros sobre Jaraguá do Sul e pessoa de extrema relevância para a comunidade. A inauguração ainda foi transmitida ao vivo pela Rádio Jaraguá.

“Como se sabe, o moderno nosocômio (hospital) acha-se instalado no antigo Hospital São José, completamente remodelado, com as instalações as mais modernas, bem como material operatório e aparelhos de raio-X, os mais atualizados, vindos recentemente da Alemanha. Tudo leva a crer que o novo hospital, para o qual tantos contribuíram com generosas ações, deverá dispensar um atendimento excepcional, tendo sido contratado pessoal especializado, com enfermeiras competentes e atenciosas”, confirmava O Correio do Povo de 1966.

Foto: Divulgação/Hospital Jaraguá

Desde o seu primeiro dia, o Hospital Jaraguá se preocupa em entregar um serviço de excelência e moderno para Jaraguá do Sul, atendendo famílias e crianças com um toque mais humano: valores estes repassados pelas dezenas de benfeitores que apoiaram, doaram e trabalharam pelo Hospital. Valores e missões que prevalecem até os dias de hoje.

“O Hospital Jaraguá nasceu do desejo de oferecer saúde e bem-estar a todos. De fazer parte da formação de novas famílias, de curar e salvar vidas. É um orgulho para toda a comunidade hospitalar, bem como seus conselhos, em fazer parte da história de Jaraguá do Sul”, afirma o presidente do Conselho Administrativo do Hospital Jaraguá, Charles Alfredo Bretzke.

As famílias de Jaraguá nascem aqui e têm atendimento completo

Marias, Joãos, Carolinas, Miguels, Helenas, Sophias, Enzos, e muitos nomes de origem europeia: cerca de 3,6 mil jaraguaenses nascem por ano no Hospital Jaraguá. Quem transita pelos corredores da maternidade sente na pele: ali tem muito amor e muita história.

“É um orgulho fazer parte de um dos momentos mais significativos das famílias, que é o nascer. Desde o atendimento obstétrico ao pós-parto, nossas equipes de referência trabalham para proporcionar um momento confortável e seguro para as famílias. Além de estarmos sempre buscando novas tecnologias para o atendimento”, explica o Diretor Executivo do Hospital Jaraguá, Sérgio Luís Alves.

A trajetória inicia no Hospital Jaraguá ainda antes do nascimento: as gestantes do Município e região podem contar com apoio das tecnologias de ponta do Centro de Imagem 1 e 2 para todos os exames de ultrassonografia, que captam imagens de alta qualidade em 3D e 4D, registrando momentos especiais para as mamães e papais de Jaraguá do Sul.

O Centro de Imagem há anos é referência em modernidade e alta tecnologia para a cidade e para o Estado. A unidade busca adquirir os melhores equipamentos para atender a população. É o primeiro hospital de Santa Catarina, por exemplo, a oferecer o serviço de Ressonância Magnética Tesla 3.0 – equipamento de excelência máxima no mercado.

Outro serviço com tecnologia de ponta é a Medicina Nuclear, que também possui profissionais de alta performance para auxiliar na tomada de decisões médicas por meio do diagnóstico por imagem.

PA Obstétrico e cuidados com a gestante

Foto: Divulgação/Hospital Jaraguá

Durante a gravidez, a futura mamãe jaraguaense tem o apoio de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, formada por médico obstetra, enfermeira e técnicos de enfermagem que atuam no Pronto-Atendimento Obstétrico do Hospital Jaraguá.

O PA possui todos os equipamentos necessários para exames de obstetrícia e para gestantes de alto risco, sendo o único em Jaraguá do Sul que atende 24 horas tanto pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto de convênios médicos e particulares. Por ano, cerca de 21 mil gestantes da região são atendidas no espaço.

Além dos cuidados com a saúde, o hospital oportuniza ainda um importante momento para as famílias através dos cursos para gestantes. Eles recebem orientações de enfermeiras, pediatras, ginecologista e nutricionista sobre cuidados na gestação, parto e a amamentação; dicas para troca de fraldas, banho, engasgos, vacinas necessárias e cuidados com o cordão umbilical; e até orientações sobre a documentação necessária para o registro do nascimento.

Maternidade reconhecida pela UNICEF

A Maternidade do Hospital Jaraguá é reconhecida desde 2001 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como ‘Hospital Amigo da Criança’, o que confirma a excelência no atendimento humanizado. A unidade possui infraestrutura para atendimentos de urgência e emergência, 41 leitos, internação e assistência neonatal, além de ser credenciada para gestantes de alto risco e pela Rede Cegonha – uma estratégia do Ministério da Saúde para cuidados extras com gestantes e puérperas.

Em casos graves, a UTI Neonatal também é uma referência em modernidade e equipe multidisciplinar para a região. O setor de atendimento ao Parto Normal do Hospital Jaraguá ainda traz outro diferencial para as mães de Jaraguá do Sul: quartos equipados para atendimento ao parto seguro e humanizado. Eles são chamados de quartos PPP, que contam com equipamentos que proporcionam um trabalho de parto fisiológico e natural.

Pronto-Atendimento Infantil

O Hospital Jaraguá é referência em cuidar das crianças desde o nascimento até a pré-adolescência. O Pronto-Atendimento Infantil conta com uma equipe especializada que está disponível 24 horas para prestar assistência pediátrica às crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, com diferentes problemas de saúde e graus de complexidade. Para se ter uma ideia, o PA Infantil atende por ano, em média, 55 mil crianças.

“E para buscar um atendimento rápido e efetivo, a equipe de enfermeiros realiza a triagem dos pacientes e organiza o fluxo de atendimentos por classificação de risco. Assim, os pacientes mais graves são atendidos primeiro e os pacientes que não têm risco recebem atendimento na sequência. Todos são bem atendidos pela nossa equipe que se esforça todos os dias para bem receber os pacientes e suas famílias”, conta a Gestora Assistencial, Daiane Maria Vieira.

Vamos crescer ainda mais

A principal preocupação e missão do Hospital Jaraguá é continuar oferecendo um atendimento de excelência e moderno para os cidadãos de Jaraguá do Sul. Sua diretoria e seus conselhos atuam na busca pela melhoria dos serviços ofertados – estes que foram ampliados ao longo dos anos e que, hoje, atendem crianças, adultos e idosos.

Ainda em 2022, o hospital se reposicionou no mercado e passou a se chamar ‘Hospital Jaraguá’ retirando a palavra ‘Maternidade’ de seu nome, justamente para indicar a nova etapa de crescimento. No mesmo ano, o hospital lançou o seu Plano Diretor que contempla as grandes obras e ações previstas para os próximos anos, como a ampliação da unidade hospitalar, modernização, acessibilidade e sustentabilidade.

O plano está dividido em cinco fases: a primeira iniciou ainda no ano passado e a última fase está prevista para começar em 2032, com a construção de um novo bloco hospitalar. O objetivo é aumentar de 170 para 230 leitos adulto e infantil; de 16.000 m² de área construída para 28.500 m²; e de 260.000 atendimentos ao ano para 340.000.

O PA Infantil, por exemplo, passará por reforma total. “Trata-se de uma grande mudança para o atendimento infantil em Jaraguá do Sul. O PA, após a reforma, será mais moderno, tecnológico e vai trazer mais conforto para as famílias. Com um atendimento mais acolhedor, humanizado e personificado. A expectativa é dobrarmos o número de atendimentos”, observa o Diretor Executivo do Hospital Jaraguá, Sérgio Luís Alves.

O PA Adulto, outro serviço importante, também passará por melhorias. Será criada uma ligação restrita, segura e funcional entre o PA Adulto e a Unidade de Diagnóstico por Imagem, com a construção de um corredor fechado e coberto com rampa, para melhorar o fluxo entre os setores e garantir que pacientes e equipes não fiquem expostos ao ambiente público. Atualmente, mais de 18 mil pessoas são atendidas por ano no PA Adulto, que é exclusivo para pacientes com convênios de saúde e particulares.

Acesse o site planodiretor.hospitaljaragua.org.br e conheça todas as melhorias que o hospital planeja para o futuro da saúde dos jaraguaenses.

Serviço

  • Endereço: Hospital Jaraguá, Rua dos Motoristas de 1936, 120, Czerniewicz, Jaraguá do Sul.
  • Contato: (47) 3274-3000
  • Site: www.hospitaljaragua.org.br
  • Acompanhe as redes sociais do Hospital Jaraguá
  • Instagram: @hospitaljaragua
  • Facebook: @hospitalematernidade-jaragua
  • Linkedin: Hospital Jaraguá

Texto e imagens: Hospital Jaraguá

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação