O Correio do Povo completa 105 anos de tradição e confiabilidade com olhos no presente e no futuro

Foto: João Victor Batista/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

10/05/2024 - 06:05

Neste dia 10 de maio, comemoramos 105 anos de existência do jornal “O Correio do Povo”. Fundado em 1919 por Venâncio da Silva Porto e Arthur Müller, o periódico mais antigo em circulação no estado de Santa Catarina e um dos mais antigos do Brasil faz parte da história de Jaraguá do Sul e cresceu junto com o município, acompanhando as transformações que vieram com o passar das décadas e tornando-se a Rede OCP de Comunicação.

É uma história fascinante de evolução, que reflete não apenas as mudanças na cidade e na região, mas também as transformações na mídia ao longo do tempo.

Capa da primeira edição de O Correio do Povo | Foto: João Victor Batista/OCP News

A publicação do primeiro exemplar de O Correio do Povo, em páginas preto e branco, atingiu boa parte dos moradores de Jaraguá do Sul. Com o passar do tempo, o jornal que circulava uma vez por semana passou a ser diário e a cores, evoluindo para um site de notícias que depois se transformou em um portal multiplataforma, com braços em Blumenau, Joinville e Florianópolis.

Hoje, 105 anos depois, seguimos em atividade levando informações em tempo real – não mais a milhares, mas a milhões de pessoas de Santa Catarina, do Brasil e até do exterior.

Sede do OCP, localizada na Rua Bernardo Dornbusch nº 1106 | Foto: João Victor Batista/OCP News

Após mais de um século de fundação, a marca OCP, consolidada no formato impresso, ampliou a sua área de abrangência, mas sem deixar de lado o jornalismo hiperlocal, com foco nos anseios e necessidades da comunidade de Jaraguá do Sul e região. Para tanto, o jornal adquirido pelo empresário Walter Janssen Neto em 2007 contribui com ações nas mais diversas áreas, como segurança pública, saúde, educação e cultura, divulgando também causas beneficentes que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e informando os leitores com os fatos que impactam o seu dia a dia.

Foto: João Victor Batista/OCP News

Essas mudanças no mundo da comunicação exigem ainda mais atenção na hora de atingir os leitores. É necessário apresentar conteúdos com maior agilidade, porém sem deixar de lado as abordagens mais profundas e contextualizadas.

A junção de diferentes mídias formou um novo consumidor de conteúdo, mais diverso, imediatista e crítico, por isso o OCP investe continuamente em recursos tecnológicos e novos conhecimentos, buscando corresponder às novas exigências desse amplo público consumidor de informação. O jornal passou a explorar novos formatos de conteúdo, como vídeos, podcasts e redes sociais, para se manter relevante em uma era midiática em constante transformação e evolução, em que a internet se tornou uma ferramenta indispensável para a disseminação de notícias.

 

Foto: João Victor Batista/OCP News

Foto: João Victor Batista/OCP News

Foto: João Victor Batista/OCP News

Nos últimos anos, o OCP continuou a inovar e se adaptar às necessidades de seu público. Uma parcela dos leitores, assinantes do jornal impresso, é diferente do digital e é preciso atender a ambos. Por isso, a administração da Rede OCP investiu em tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, para oferecer experiências ainda mais envolventes aos leitores, que também podem interagir com múltiplas plataformas por meio do super app OCPlay.

Foto: João Victor Batista/OCP News

Disponível para download na App Store e Google Play, o OCPlay é um aplicativo intuitivo e fácil de usar. Nas abas “Notícias”, “TV”, “Podcasts”, “Música” e “Jornal” é possível encontrar todo acervo de O Correio do Povo digitalizado desde a primeira edição e os formatos de conteúdos produzidos pela equipe do OCP em um só lugar. Ele possibilita a leitura das notícias com mais clareza e sem interrupções de banners de publicidade. Outra vantagem é que os leitores são notificados diariamente com as principais notícias do dia, ajudando a manter o usuário atualizado com os fatos mais importantes. O conteúdo em vídeo e áudio pode ser localizado com facilidade e assistido dentro do app, sem que seja necessário transitar entre plataformas de vídeos, áudios e streaming.

Foto: Áurea Arendartchuk/OCP News

Hoje, o OCP continua sendo reconhecido como uma das principais fontes de informação confiável para os cidadãos leitores, ouvintes e espectadores de Jaraguá do Sul e região, mantendo seu compromisso com o jornalismo de qualidade, a imparcialidade e a ética profissional. Sua evolução ao longo dos anos é um testemunho não apenas da história da cidade, mas também do papel vital que a imprensa desempenha na sociedade contemporânea.

Foto: João Victor Batista/OCP News

Presidente da Rede OCP de Comunicação destaca compromisso inabalável com o jornalismo independente e de qualidade

Presidente da Rede OCP, Walter Janssen Neto | Foto: Arquivo OCP News

O presidente da Rede OCP de Comunicação, Walter Janssen Neto, afirma que o propósito, em um mundo cada vez mais ávido por informação verdadeira, é continuar a evoluir, abraçar as novas dinâmicas e ferramentas de comunicação, mantendo o compromisso inabalável com o jornalismo independente e de qualidade. “Queremos continuar sendo uma fonte de informação confiável em nossas multiplataformas, um espaço democrático para a manifestação da sociedade, um agente de transformação social. Ao brindarmos essa data especial com nossos colaboradores, clientes e comunidade, nos comprometemos a continuar essa missão profundamente conectados com um mundo gerido pelas novas tecnologias”, destaca. Janssen afirma, ainda, que a intenção é “integrar cada vez mais ferramentas digitais, mantendo o rigor jornalístico de sempre, mas ampliando nossa capacidade de interação e proximidade com nossos clientes, defendendo sempre e incondicionalmente a liberdade de expressão”.

Trajetória longeva e vitoriosa

Diretor da Rede OCP, Marcelo Janssen | Foto: Arquivo OCP News

“Desde a fundação do OCP, relatou-se a história, transformações e o crescimento de nossa sociedade. A trajetória vitoriosa e longeva do OCP é um testemunho do compromisso com a excelência e a verdade. Agradecemos a todos que reconhecem nossa audiência e confiam em nossos multicanais, bem como aos incansáveis colaboradores que, dia após dia, dedicam seu talento e esforço para manter viva a chama do jornalismo de qualidade. Que possamos seguir juntos, renovando nossos laços e propósitos, para que as próximas gerações possam desfrutar de um veículo de comunicação cada vez mais dinâmico e essencial. Aqui registramos a história todos os dias”, declara o diretor da Rede OCP, Marcelo Janssen.

Foto: João Victor Batista/OCP News

A imprensa como pilar da democracia

Membro do Comitê Executivo do OCP, Nelson Pereira | Foto: Arquivo OCP News

O membro do Comitê Executivo da Rede OCP, Nelson Pereira, reforça que a longeva jornada do OCP, atravessando mais de um século, testemunhou e registrou a história, mantendo-se sempre fiel ao compromisso com a verdade e a ética jornalística. “Agora, ao olharmos para o futuro, a convicção é de continuarmos evoluindo e abraçando as novas tecnologias e práticas para melhor atender às expectativas de uma audiência moderna. Sabemos que o novo jornalismo que se desenha à nossa frente deve ser ágil, interativo, inclusivo, relevante e emocionante, promovendo o engajamento das comunidades que servimos, mantendo inalterado nosso princípio com a verdade, pois representamos um dos pilares da democracia”, completa.

Foto: João Victor Batista/OCPNews

Foto: João Victor Batista/OCPNews

Foto: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

 

Notícias no celular

Whatsapp