A saúde bucal é um aspecto fundamental do desenvolvimento infantil, impactando não apenas a dentição, mas também a nutrição e a autoestima das crianças.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 43% dos pequenos apresentam cáries no início da infância. Esse dado mostra o quão importante é abordar o tema com os pais para que eles estejam atentos aos cuidados bucais desde os primeiros meses de vida.
A ortodontista Dra. Luiza Rebelo Roth Ayub, explica sobre a importância de cuidar da boca desde os primeiros meses de vida e desmistifica algumas crenças populares sobre o assunto.“A saúde bucal é essencial não apenas para garantir dentes saudáveis, mas também para a nutrição e o desenvolvimento geral da criança. O cuidado com a saúde bucal começa antes mesmo da erupção dos dentes. Uma boa higiene previne cáries, gengivite e outras doenças bucais, além de estabelecer hábitos saudáveis para a vida toda”, explica.
4 mitos e verdades sobre a saúde bucal infantil
- Cáries em dentes de leite não são importantes! “Isso é uma falácia. As cáries podem afetar os dentes permanentes que estão se formando e também impactar a autoestima da criança”, alerta Dra. Luiza. A dentista recomenda que a primeira visita ao dentista ocorra entre 6 meses e 1 ano de idade. “Levar a criança ao dentista desde cedo ajuda a criar familiaridade e evita medos futuros.”
- Meu filho sempre escovou os dentes sozinho! Os pais desempenham um papel importante na manutenção da saúde bucal dos filhos. Dra. Luiza enfatiza a importância da supervisão durante a escovação e do uso do fio dental.
- A alimentação interfere para uma saúde bucal saudável? “O açúcar não é o vilão, mas uma dieta equilibrada é fundamental para prevenir cáries, além de garantir que a criança receba todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável”.
- A saúde bucal interfere na saúde geral? A dentista também destaca as consequências de uma má higiene bucal, que podem incluir cáries, gengivite e até impactos na fala e na mastigação. “A saúde bucal tem um papel significativo na saúde geral da criança. Infecções bucais podem afetar a nutrição e o desenvolvimento físico, além de impactar a saúde emocional”, explica Dra. Luiza.
Sinais de problemas dentários, como dor de dente, gengiva inflamada e mau hálito persistente, não devem ser ignorados. “Esses podem ser indícios de problemas que precisam ser tratados. Cuidar da saúde bucal é garantir que nossos pequenos cresçam com sorrisos saudáveis e autoestima elevada. Iniciar essa jornada desde cedo pode fazer toda a diferença no futuro”, conclui a especialista.