Novos controladores de velocidade começam a operar na sexta-feira (19) em Jaraguá do Sul

Foto: PMJS

Por: Milena Natali

17/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 16:06

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, informa que a partir da sexta-feira (19), começam a operar 22 novos controladores de velocidade do Município. A empresa Focale, de Florianópolis, vencedora do processo licitatório, vem trabalhando desde o mês de janeiro deste ano na implantação dos novos equipamentos. São 22 locais com controladores fixos e 41 locais com semáforos.

Os equipamentos foram instalados nos mesmos endereços dos antigos. A velocidade máxima permitida continua sendo 60 quilômetros por hora. Os novos controladores contam com uma tecnologia mais moderna e eficiente, com uma resolução superior aos equipamentos antigos.

“Teremos uma captura de imagens com resolução muito melhor e displays mais visíveis nas vias públicas. Todos os equipamentos já vieram aferidos pelo Inmetro”, afirma o diretor de Trânsito Gilmar Marietto.

A expectativa é de que em 40 dias todos os equipamentos estejam operando, conforme o cronograma definido em contrato. “Nesta sexta-feira vamos liberar 22 controladores e, na sequência, vamos aferindo e liberando os demais. Nosso principal objetivo é trazer segurança a todos que circulam pelas ruas do nosso Município”, completa o diretor.

A Rua Professora Adélia Fischer, no bairro Vila Baependi, foi uma das primeiras a ter o equipamento substituído. Nesta via o equipamento foi fixado num braço sobre as três pistas de tráfego.