Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Novo Tomógrafo do Multihospital de Florianópolis permite de 500 exames por mês

Primeiro aparelho de tomografia do Multihospital começou a operar nesta segunda (17) | Foto: Leo Russo/PMF

Por: OCP News Florianópolis

17/02/2025 - 09:02 - Atualizada em: 17/02/2025 - 09:57

O primeiro aparelho de tomografia do Multihospital, no Sul da Ilha, começou a operar nesta segunda (17). O tomógrafo – aparelho utilizado para exames de tomografia computadorizada – será capaz de realizar até 530 exames por mês, de segunda à sexta-feira, via encaminhamento dos Centros de Saúde, auxiliando no diagnóstico de doenças, tratamentos e cirurgias.

O equipamento deve impactar de forma positiva no cenário de espera para esse tipo de exame, com demanda significativa na Capital. “Iremos diminuir cada vez mais o tempo de espera por exames na cidade. Nosso Multihospital já está mudando essa realidade, com novas estratégias e esse novo aparelho de última geração”, explica o Prefeito Topázio Neto.

Os principais exames que o aparelho oferece são as tomografias de abdômen, tórax, articulações, face, coluna e crânio para a identificação de tumores, acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas, embolia pulmonar e edema cerebral. Adultos e crianças poderão se beneficiar do aparelho.

Antes da realização do exame, é necessário ir ao Centro de Saúde. As equipes de Saúde da Família avaliam o caso e encaminham o cidadão para o atendimento especializado. A solicitação é enviada para a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que classifica cada pedido de acordo com a gravidade e organiza as listas de espera. Em seguida, o paciente é convocado para realizar os procedimentos no MultiHospital.

Com a implantação do tomógrafo, a secretaria de Saúde irá realizar, nos próximos meses, novos mutirões para acelerar os exames e diminuir a fila de espera.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp