Moradores e turistas com destino à Costa da Lagoa vão poder utilizar o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira para pegar embarcações a partir desta sexta-feira (4). A estrutura, em construção há um ano, acabou de ser concluída pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Transportes e Obras, e já entrará em funcionamento. Ele fica à Rua Senador Ivo D’Aquino, nas margens da lagoa grande, no Centrinho da Lagoa da Conceição.
Como no antigo terminal, vai funcionar todos os dias da semana com saídas e chegadas das embarcações que fazem a rota Centrinho-Costa da Lagoa-Centrinho de hora em hora. A frota rotativa é composta por 27 barcos que, juntos, têm capacidade total de 1.626 passageiros. Sendo que, fora da temporada de verão, são ao todo 19 saídas e 16 chegadas nesse terminal lacustre, nos dias úteis, e 14 saídas e 13 chegadas, aos finais de semana. Mas, na alta temporada, com o aumento do turismo na cidade, embora os horários das “viagens” sejam os mesmos, a quantidade de barcos em atividade na água cresce, chegando a triplicar o número de passageiros.
A construção a ser entregue corresponde à primeira obra do projeto de revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição a ficar pronta. Ela tem arquitetura moderna e é composta de área coberta para espera das embarcações com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria.
Antes do início dos serviços relativos à edificação do novo terminal lacustre em si, foi desativado o atracadouro público próximo do antigo terminal e desmontado seu deck, e executado o aterro em rocha que serviu de base para a nova estrutura. Com a entrada em operação do terminal recém-construído, o antigo (que ficava há cerca de 40 metros de distância, bem na cabeceira da ponte existente hoje na Lagoa) deixará de funcionar. Sendo que essa região também será revitalizada seguindo o padrão do projeto com a construção de novo atracadouro público.
As outras estruturas de lazer e áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas previstos para o entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição vão ser executados num segundo momento. Tudo isso vai compor os aterros das cabeceiras da ponte atual após a sua demolição, o que vai ocorrer somente depois da conclusão da nova ponte.