Novo recorde: cuca de Blumenau é certificada como a maior do Brasil

Foto: Michele Lamin

Por: Luan Tamanini

04/09/2023 - 14:09

As comemorações dos 173 anos de Blumenau, no sábado (2), chegaram ao fim com uma notícia já esperada: a maior cuca do Brasil é de Blumenau. O Instituto Rank Brasil esteve presente no ginásio da EEB Pedro Christiano Feddersen, na Vila Itoupava, e certificou que a cuca feita na cidade tem 199 metros, pesando um total exato de 1.662,27 quilos.

Toda a cuca foi distribuída à comunidade, que lotou as dependências do ginásio. O responsável pela confecção da cuca foi o empresário Roberto Fritzke. Nas quatro edições do evento, foi ele quem produziu a iguaria e, segundo ele, isso ajudou. “Estamos acostumados, já é a quarta vez que a gente faz. Mas tivemos um desafio maior, afinal são quase 30 metros a mais do que a última, então aumenta ingredientes, trabalho. Mas felizmente o resultado foi positivo”, comentou Fritzke.

A ideia de se criar a maior cuca do Brasil é também uma forma de descentralizar as ações que comemoram o aniversário do município. Nas três primeiras edições, a metragem da cuca foi de acordo com o aniversário da cidade.

Neste ano, porém, a história foi diferente. Isso porque a cidade de Agudo (RS) havia batido o recorde em julho deste ano, com uma cuca de 184 metros. Dessa forma, Blumenau decidiu fazer uma alusão aos 199 anos da Imigração Alemã no Brasil, comemorados em 2023.

O responsável pelo Rank Brasil, Luciano Cadari, instituto que faz a certificação oficial, explica que o critério deles não é a metragem, mas sim o peso. E o peso da cuca feita em Blumenau superou os 1.650 quilos da cuca do município gaúcho.

Para produzir a cuca de peso recorde, foram necessários 600 quilos de farinha, 800 ovos, 350 quilos de açúcar e 400 quilos de farofa. Ao todo, 18 pessoas trabalharam na produção, que durou 24 horas.

A cuca contou com nove sabores: farofa, banana com farofa, linguiça Blumenau, maracujá, nata, pêssego com nata, abacaxi, chocolate branco e chocolate. A iniciativa teve o patrocinío da empresa Veolia Brasil.