Novo PAC inclui recurso para compra da sede própria da UFSC em Blumenau

UFSC quer comprar área que está locada no Salto Norte | Foto: Divulgação/UFSC

Por: OCP News Vale

20/06/2024 - 13:06 - Atualizada em: 20/06/2024 - 13:55

A aquisição de uma sede própria para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau foi incluída no Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das universidades federais. O plano foi anunciado pelo governo federal na semana passada, durante reunião com reitores das universidades e dos institutos federais.

O Campus Blumenau da UFSC completou em março 10 anos de funcionamento, sempre em locais alugados. O contrato de locação da nova sede localizada no bairro Salto do Norte, assinado no final de 2023, é de 60 meses, mas a UFSC já manifestou, desde o início das negociações, a intenção de compra do imóvel. A mudança da sede administrativa (Bloco C) já está em andamento e deve ser concluída até o final deste mês. Já a mudança dos Blocos A e B deve ocorrer entre final de 2024 e início de 2025.

“Desde a instalação da UFSC aqui em Blumenau, em 2014, sonhamos com a nossa sede própria. Esta demanda foi apresentada por mim ao próprio Ministro da Educação, Camilo Santana, em março de 2023 em reunião que participou também o nosso reitor, Prof. Irineu Manoel de Souza. Naquela oportunidade o ministro concordou que o campus precisaria de uma sede própria e ele nos orientou a fazer todo o processo de aluguel já com possibilidade da compra. Em setembro de 2023 a então Secretária de Ensino Superior, Prof.ª Denise Pires de Carvalho, em visita a Blumenau, reafirmou que era o momento de fortalecer o campus”, lembra o diretor do Campus Blumenau, Adriano Péres

Adriano considera que a inclusão da compra da sede própria no Novo PAC é o cumprimento de uma promessa que vai ser um divisor de águas para o Campus de Blumenau da UFSC. “A partir de agora poderemos pensar e planejar melhor nosso futuro, sabendo que o local da nossa casa está definido”, comemora.

Ao todo, o Novo PAC prevê um investimento de mais de R$ 5 bilhões em universidades e hospitais universitários por todo o Brasil. A ideia é fortalecer e expandir o ensino superior, por meio de obras e assistência estudantil.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação