De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital São José, Paulo Chiodini, o serviço de cardiologia é a quarta etapa do Plano Diretor da instituição, que teve início há 19 anos. Chiodini agradeceu as famílias, as empresas, o Governo do Estado e a Prefeitura de Jaraguá do Sul pelo auxílio financeiro que viabilizou mais esta etapa.
“Com este esforço, estamos entregando um centro cirúrgico moderno, com hemodinâmica de última geração, espaço digno para a recuperação do paciente e uma área de conforto para as nossas equipes”, resumiu.
Ele aproveitou a presença da secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, para solicitar o empenho dela na busca pelo credenciamento do hospital junto ao Ministério da Saúde para que o Hospital São José possa fazer os procedimentos cardíacos no centro cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Já o prefeito Jair Franzner ressaltou que a obra é de extrema importância, não somente para o hospital, mas para toda a comunidade, já que possibilita o aumento do número de cirurgias.
“Sabemos da demanda e da dificuldade que os pacientes têm, principalmente pelo SUS, para as cirurgias cardíacas. Por isso, é fundamental que o hospital tenha o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para que essa demanda seja atendida aqui, evitando o deslocamento até Mafra, como acontece atualmente”.
A secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, se comprometeu em buscar o credenciamento, por meio de uma ação conjunta entre Munícipio, hopsital, deputados estaduais Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, bem como junto à bancada catarinense no Congresso Nacional, para que Jaraguá do Sul consiga prestar o atendimento cardiológico via SUS.
“Então, certeza que juntos junto com a bancada que representa essa cidade na Assembleia Legislativa, junto com a bancada federal, nós vamos buscar a habilitação do serviço de cardiologia desde magnífico hospital, que é um complexo hospitalar de alta complexidade do município de Jaraguá do Sul e da região”, disse ela.
Além de ampliar os espaços para as cirurgias, a proposta previa a melhoria nos espaços de apoio, como os vestiários, e equipamentos mais modernos. Ele solicitou apoio financeiro da Prefeitura de cerca de R$ 10 milhões, que seriam repassados nos três anos seguintes. Lunelli se comprometeu em verificar junto à equipe econômica da Prefeitura a possibilidade de atender ao pedido, viabilizando em seguida mais esta parceria com a unidade hospitalar.