Novembro Azul: prefeitura intensifica ações de conscientização em Criciúma

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

06/11/2023 - 16:11 - Atualizada em: 06/11/2023 - 16:52

Com o intuito de conscientizar os homens sobre os cuidados essenciais para o seu bem-estar e as devidas prevenções, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as ações de conscientização em alusão ao Novembro Azul, que pretende chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, especialmente, o de próstata. A primeira iniciativa da campanha ocorreu na última semana, em evento realizado no Paço Municipal Marcos Rovaris, e contou com a entrega de panfletos, informações e orientações sobre a saúde integral do homem aos servidores da Administração Municipal.
“A melhor forma é a prevenção! É ver o histórico familiar, não fumar, não beber, é ter todos aqueles cuidados que são necessários. Os parques foram feitos para isso: melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Utilizem os instrumentos públicos, que são colocados à disposição da sociedade, e utilize toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde para tomar os cuidados necessários”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, pontua que os primeiros passos a serem dados para melhorar a saúde do homem é a tomada de iniciativa, a sensibilização e a mobilização.
“Não precisa ter vergonha ou medo de ir em um posto de saúde, de colocar as suas dificuldades, os seus problemas, seja eles de qualquer natureza. O homem precisa ir à unidade de saúde e, sobretudo, se cuidar”, frisa.
Segundo o psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Maffei, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma estão disponíveis para ofertar serviços que visam aprimorar a saúde do homem.
“Sabemos do cuidado integral que temos que ter com a saúde do homem, tanto psicológica quanto física, mas, que possamos repensar e refletir quais são os cuidados que estamos dispondo à nossa saúde”, acentua.
O melhor tratamento é a prevenção!
Os principais fatores de risco em relação ao câncer de próstata são a idade (principalmente acima de 50 anos), hereditariedade, excesso de gordura corporal, trabalho noturno e a exposição a metais, utilizados na produção da borracha, além dos fatores de risco comuns que incluem sedentarismo, consumo regular de álcool, tabagismo, baixo consumo de fibras e o alto consumo de alimentos ultraprocessados.
“A principal ação em relação ao câncer de próstata é, a partir dos 45 anos, ir a um urologista e fazer um exame de PSA”, reforça o urologista Roberto Bernardi.
Conforme ele, alguns hábitos podem auxiliar no processo de uma vida mais saudável, dentre eles, a prática de atividades físicas, o uso de preservativos em relações sexuais, o consumo de alimentos saudáveis e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, o fumo e outras drogas, etc.
“A Secretaria Municipal de Saúde, através do slogan ‘O Melhor Tratamento é a Prevenção!’ apoia a causa, mas, para além do câncer de próstata, apoiamos a saúde integral do homem, para que o cuidado transcenda a sua totalidade e, assim, efetivemos a integralidade do cuidado, um dos princípios do SUS”, destaca a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Mendes de Assis Réus.
Confira a programação especial em alusão ao Novembro Azul em Criciúma:
Quarta-feira (08/11)
Dia “D” – Todas as UBSs ficarão abertas, das 17h às 20h, para ofertar: consultas médicas, vacinação para adultos, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, e atividades educacionais (bons hábitos de vida, avaliação em saúde bucal, entre outras ações).
Sábado (18/11)
Dia “D” Sábado Azul – Serviços serão ofertados, das 9h às 12h, no Parque da Prefeitura, com informações sobre a saúde do homem: acolhimento, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatites B e C, vacinação para adultos e atividades educacionais (bons hábitos de vida, avaliação em saúde bucal, entre outras ações), alongamento, aulão e caminhada orientada.
Dia 1º a 30/11
Serviços de educação em saúde serão oferecidos, das 8h às 17h, em todas as UBSs.
Dia 1º a 30/11
Ações realizadas no Santo Agostinho Complexo Saúde (Sala de Espera):
09/11 – Importância da Atividade Física
16/11 – Práticas de Combate ao Estresse
23/11 – De Homem Para Homem, Situação de Urgência Médica
30/11 – Prevenção IST’s