Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nova rótula deve atacar nó viário histórico na Lagoa da Conceição em Florianópolis

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Ewaldo Willerding Neto

16/01/2026 - 08:01 - Atualizada em: 16/01/2026 - 08:50

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, vem elaborando um projeto de rotatória para a região de saída da ponte da Lagoa da Conceição, no ponto de entroncamento com a Rua Vereador Osni Ortiga, que dá acesso ao Rio Tavares. Para isso, está em tratativas com proprietários para viabilizar a desapropriação de imóveis localizados na área, tendo em vista a utilidade pública do equipamento viário planejado. O início da obra deve ocorrer ainda neste semestre.

O principal objetivo é trazer mais fluidez e segurança para esse que é um ponto de cruzamento de grande número de veículos. Hoje, quem vem do Rio Tavares e quer seguir no sentido Praia da Joaquina, precisa acessar a faixa do sentido oposto – Rendeiras/Centrinho – para conseguir fazer a conversão, um avanço inadequado.

“Quando os carros precisam realizar esse movimento, há prejuízo ao fluxo da faixa invadida, além de trazer insegurança e lentidão também para quem vem no sentido Centrinho-Rendeiras, saindo da ponte, que se depara com o trânsito parando logo à frente. Sair da Osni Ortiga no final de semana e demais datas em que ocorre maior fluxo, torna-se um desafio com a atual estrutura disponível”, pontua o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Arte PMF

Neste trecho focal, de acordo com dados aferidos pelo município, o volume de veículos que transitam entre as Rendeiras e o acesso da Rua Osni Ortiga na temporada é da ordem de 14 mil por dia. Na atual configuração, o desempenho do trânsito se complica, fazendo deste ponto um “nó viário” na Capital, responsável por causar congestionamentos na região em períodos de crescimento de fluxo. Consideremos ainda que o local é o principal ponto de conexão direta entre o sul e o leste da Ilha”, complementa Hahne.

Com a nova rótula, espera-se criar uma configuração viária mais adequada à demanda. Quem vem pela Osni Ortiga e segue em direção às praias, não precisará mais invadir a pista contrária, podendo sair pela direita da rótula, com área adequada para conversão à direita. Isso porque ali será criada uma área ampliada para a circulação.

Os motoristas que circulam pelas Rendeiras e querem seguir para o Centrinho, poderão continuar sem interrupções inesperadas pelas duas faixas mais próximas à orla da Lagoa. As demais possibilidades de tráfego na região precisam acessar e fazer o contorno da rótula, acessando as saídas desejada, de acordo com as normas de trânsito.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.