Nova rede de água entra em operação na comunidade Vigorelli

Fotos: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

24/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 24/10/2023 - 19:17

Está em operação a nova rede de abastecimento de água na Vigorelli. O investimento total da Companhia Águas de Joinville em obras de água e esgoto na região é de R$2,9 milhões e beneficia cerca de 130 famílias.

As últimas atividades para a ativação da nova rede de abastecimento ocorreram entre o final de setembro e a primeira quinzena de outubro, com a ligação da rede nova com a existente na estrada João de Souza Mello e Alvim, que dá acesso à comunidade, e os testes na tubulação implantada.

 

 

A comunidade da Vigorelli já tinha abastecimento de água. Porém, a rede antiga foi inspecionada e não atendia mais às especificações técnicas para possibilitar o abastecimento de toda a comunidade com fornecimento contínuo. Além disso, a tubulação estava danificada e com infiltrações, tornando sua vida útil reduzida.

“Uma nova rede foi instalada, com tubulação de Polietileno de Alta Densidade, material mais resistente em comparação com o anterior. E a rede principal passou a ter um diâmetro maior que o anterior, passando de 50 milímetros para 90 milímetros”, explica Grasiela Breis, coordenadora de Projetos de Expansão.

No total, são 2,8 km de rede de água na Vigorelli. Nessa segunda fase das obras, realizada de maio até outubro, foi finalizada a instalação de 1,6 km de tubulação. A primeira fase foi concluída em 2022, com a implantação de 1,2 km.

 

Comunicação com os moradores em todas as etapas da obra

Diversas ações de comunicação foram realizadas com a comunidade da Vigorelli em cada etapa da instalação da nova rede: reuniões comunitárias, ação tira-dúvidas e entrega de informativos.

As ações de proximidade com os moradores têm o objetivo de esclarecer sobre a obra, informar as etapas, quais as melhorias com a nova rede, os impactos nas vias durante as intervenções e esclarecer as dúvidas dos moradores.

Nos meses de setembro e outubro, os moradores também foram informados sobre a desativação das redes antigas por meio de visitas de abordagem, comunicado impresso e atendimento presencial de técnicos da Águas de Joinville.

 

Instalação da rede de esgoto segue em andamento

Em paralelo, a Companhia também executa a instalação de 1,5 km de rede coletora e uma unidade de bombeamento de esgoto.

Além disso, está sendo instalada uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta para atender a comunidade. A ETE deve entrar em operação quando a região estiver com energia elétrica.

Como a rede de esgoto ainda está sendo implantada, os moradores não devem conectar seus imóveis neste momento. Profissionais da Companhia irão comunicar a população quando estiver liberado para realizar a ligação. Também será realizada previamente uma oficina sobre como se conectar corretamente à rede pública de esgoto.