A antiga esquina das ruas Esthéria Lenzi Friedrich e Getúlio Vargas, que por décadas abrigou uma tradicional loja de calçados, agora dá lugar ao “Jardim das Oliveiras”, ou como é mais conhecida, a nova praça da Comunidade Evangélica Luterana Apóstolo Pedro. O espaço foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (7) com a presença de integrantes da igreja, autoridades, visitantes e familiares dos doadores do terreno.
A praça, que estará aberta ao público todos os dias das 7h às 18h, marca uma nova fase para a região central da cidade e integra o projeto de revitalização da comunidade luterana, iniciado com a restauração da histórica igreja Apóstolo Pedro, concluída em 2023.
O projeto, segundo o pastor Daniel Andreas Port, é um presente coletivo para a cidade. “Que as dependências da Pedro sejam sempre um lugar abençoado, de descanso, e que esta praça embeleze ainda mais nossa cidade”, afirmou o pastor durante a cerimônia de inauguração.

Foto: Milena Natali/OCP News | A construção do espaço levou cerca de 6 meses
Convivência e espiritualidade
O Jardim das Oliveiras foi idealizado como um espaço de convivência, beleza e espiritualidade. A praça conta com bancos, canteiros floridos e áreas sombreadas por oliveiras, além de caminhos para caminhada e contemplação. A proposta é oferecer à população um local para o descanso e a reflexão, além de valorizar o patrimônio cultural da cidade.
A construção da praça foi possível graças a um trabalho de muitas mãos. “Essa nova praça é fruto de um esforço coletivo e continuará sendo um símbolo de união para todos que passam por aqui”, destacou o pastor Daniel, emocionado ao lembrar da trajetória da comunidade, que remonta à chegada dos primeiros luteranos à cidade no fim do século 19.

Foto: Milena Natali/OCP News | O Prefeito Jair Frazner realizou a abertura dos portões e a retirada da fita.
O espaço agora integra o conjunto de bens culturais e espirituais da Comunidade Apóstolo Pedro e está oficialmente aberto para que a população possa usufruir dele.
Curiosidade: por que oliveiras?
As oliveiras presentes na nova praça da Comunidade Luterana Apóstolo Pedro não foram escolhidas ao acaso. Na tradição cristã, elas representam paz, esperança, fé e perseverança. No Antigo Testamento, uma folha de oliveira simbolizou o fim do dilúvio; no Novo, Jesus orou no Jardim do Getsêmani, entre oliveiras, momentos antes de sua crucificação.

Foto: Milena Natali/OCP News | Foram plantadas três árvores de oliveiras pela praça