Uma nova onda de calor chega ao Brasil nesta sexta-feira (28) e deve durar até o início de março. As temperaturas prometem subir bastante no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e em partes de Goiás e Mato Grosso do Sul, podendo ficar até 7°C acima da média normal para esta época do ano.
Segundo a Climatempo, São Paulo, Brasília e Curitiba podem bater recordes de calor em 2025. Na última terça-feira (25), Porto Alegre já deu um gostinho do que vem por aí, com os termômetros marcando 38,1°C – a maior temperatura registrada entre as capitais.
Termômetros devem chegar a 34°C nesta quarta-feira (26)
Esse calorão é causado por um sistema de alta pressão na atmosfera, que dificulta a formação de nuvens e faz as temperaturas subirem ainda mais. As regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo serão as mais afetadas, o que pode impactar as comemorações de Carnaval.
Enquanto o Sul pode enfrentar temperaturas de 5°C a 7°C acima da média, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal devem ficar de 3°C a 5°C mais quentes. Para os gaúchos, o alívio será breve, com uma pequena queda nas temperaturas nesta quinta-feira (27), antes do calor voltar com tudo.