As cidades da região de Joinville vão pensar de forma coletiva os assuntos relacionados aos resíduos produzidos no Nordeste catarinense. As nove cidades da região aderem ao programa do Ministério da Saúde que promove a elaboração de um amplo plano de resíduos. O contrato de adesão ao projeto será assinado nesta sexta-feira (23), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Joinville, na ADR (Agência de Desenvolvimento Regional). O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos soma um investimento de R$ 460 mil investidos. A assembleia aberta à comunidade inicia às 14h, no auditório da ADR.
Quer receber as notícias do Jornal de Joinville no whatsApp? Basta clicar aqui
O termo de colaboração é celebrado entre o Governo do Estado e a Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina) com as prefeituras das cidades de Joinville, Garuva, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. A empresa vencedora da licitação é a Premier Engenharia e Consultoria Ltda Me.
Na mesma oportunidade, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm, assina o termo de adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. Estará presente o coordenador geral, Dioclécio da Luz.
O programa A3P consiste no desenvolvimento de seis eixos que contemplam o uso dos recursos naturais, a qualidade de vida das pessoas, a sensibilização para práticas sustentáveis nos órgãos públicos, compras e licitações mais sustentáveis com gestão dos resíduos sólidos. “Acreditamos que dessa forma vamos sensibilizar nossos gestores para práticas ambientais e sociais coerentes com a atual necessidade”, comenta Simone.
*Com informações de assessoria de imprensa