Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

No Novo Campeche, 15 de 18 condomínios vistoriados apresentam irregularidades no tratamento de esgoto

Vistorias foram feitas na semana passada | Foto Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

27/02/2023 - 15:02 - Atualizada em: 28/02/2023 - 12:03

Dos 18 condomínios no Novo Campeche vistoriados pela Blitz Sanear e Vigilância Sanitária (Visa), 15 apresentavam instalações “fora dos parâmetros exigidos para funcionamento”, conforme análise da Prefeitura de Florianópolis sobre o tratamento de esgoto no bairro do Sul da Ilha mais de 80% das estruturas fiscalizadas.

Os condomínios que apresentaram irregularidades receberão autos de infração e prazo para regularização. Caso não cumpram com as exigências, eles serão interditados. Outras análises de mais 10 estações ainda são aguardadas.

O Sul da Ilha ainda não possui uma rede de tratamento da Casan, por isso cada condomínio precisa ter sua própria estrutura. Todos os condomínios fiscalizados no início de fevereiro possuíam uma estação de tratamento, portanto nem todas as estruturas devolviam a água para a rede pluvial ou infiltração com nível de pureza de acordo com os parâmetros do Conselho Nacional de Meio Ambiente.

Em um dos casos, a estação chega a ter uma eficiência de 12%, o que pode ser considerado quase que esgoto in natura jogado na natureza.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.