Os fortes nevoeiros que vem sendo registrado nos últimos dias têm mudado a paisagem em Florianópolis e provocados atrasos em voos por conta do fechamento do aeroporto Hercílio Luz. No último sábado (20) e nesta quinta (25), passageiros precisam esperar que o fenômeno se dissipasse para seguir viagens.
Nesta quinta, seis voos sofreram atrasados e três foram cancelados. Às 8h15, a operação voltou ao normal. O aeroporto de Navegantes também teve problemas por conta do nevoeiro marítimo. Cinco voos foram cancelados e dois atrasados. Perto das 11h, o local reabriu.
O fenômeno, no entanto, é típico da estação do ano. “É comum no inverno e no outono, quando temos massas de ar mais quentes que o normal, e águas com superfície mais fria. O ar mais quente, quando encosta na água, condensa. O nevoeiro nada mais é que uma nuvem que se forma perto da superfície”, explica a meteorologista Gilsânia de Souza Cruz, da Epagri/Ciram.

Aeroporto de Navegantes também precisou cancelar voos | Foto: Divulgação/CCR
O nevoeiro marítimo costuma ser mais denso do que o nevoeiro de radiação, comum no interior do Estado. O nevoeiro de radiação geralmente se dissipa algumas horas após o nascer do sol, com o aquecimento da superfície, mas o marítimo pode demorar mais tempo.
“Conforme a água esquenta, o nevoeiro marítimo tende a dissipar. Mas às vezes não dissipa, como ocorre no Sul da Ilha, ou na região de Imbituba”, exemplifica a meteorologista.