Nelson Luiz Pereira estreia como romancista com o livro “Além do Quintal”

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

16/05/2023 - 14:05 - Atualizada em: 18/10/2023 - 14:51

No próximo sábado (20), das 9h às 13h, no Café Cultura, anexo ao Espaço Hangar 33, em Jaraguá do Sul, será lançado o livro “Além do Quintal”, pela Editora Design Cinema e Literatura, romance de estreia do professor, administrador e escritor Nelson Luiz Pereira.

Embora não seja um livro autobiográfico, ele traz algumas inspirações vivenciadas pelo autor, como o quintal da casa materna, que representa a segurança e o conforto do seio familiar, como um pássaro protegido em seu ninho, antes de iniciar o voo para o mundo, que ampliará seus horizontes.

No romance, o leitor acompanhará a jornada do menino Lorenzo, que é forçado a sair de casa para morar em um lugar distante. Conhecerá pessoas no decorrer de sua jornada, viverá suas aventuras, seus medos, amores e desilusões, enfim, as escolhas de vida que moldam o caráter de um ser humano e o encorajam a enfrentar a vida além do cercado de seu quintal.

Amante de livros, música e viagens, e ávido por conhecer diferentes culturas, Nelson conta que a inspiração para este romance surgiu de uma visita inesquecível, realizada pouco antes do início da pandemia, à Ilha de Páscoa, também chamada Rapa Nui no idioma local, localizada a cerca de 3.700 quilômetros do litoral do Chile. “Entre uma grave intoxicação alimentar e a escalada a uma cratera de vulcão, eu escolhi viver mais intensamente. Descobri ali, que a vida romanceada é radiante e que carregamos em nosso íntimo muitos personagens. Então, por que não dar vida a eles?”, reflete.

O autor destaca que 10% da receita obtida com a venda dos livros será destinada para a AMA (Associação dos Amigos do Autista), da qual é voluntário há 8 anos.

Antes de sua estreia como romancista, o professor e escritor participou de outras publicações: é coautor do livro “Empresa em Foco – Partilhando Conhecimentos”, publicado em 2010, através do Instituto Cassuli; autor do livro “Palavra Aberta”, lançado em 2017, pela Design Editora, e que reúne uma série de artigos escritos por ele e publicados no Jornal O Correio do Povo; e coautor do livro “O Correio do Povo 100 anos – Recortes da Nossa História”, feito em conjunto com os escritores Carlos Henrique Schroeder e João Chiodini, e publicado pela Design Produções, em 2019.

Foto: Divulgação

A descoberta da literatura

O interesse de Nelson pela leitura não nasceu na infância, mas durante o Ensino Médio, ao ter acesso às bibliotecas. “A escrita sempre foi um sonho. Quem lê muito sempre alimenta o desejo de imitar autores. Às vezes leio um livro e penso: eu é quem deveria ter escrito esse livro”, diz, com bom-humor.

Já o gosto pelos estudos em geral, Nelson herdou de sua amada mãe. “Ela não teve condições, tampouco incentivo dos pais, mas no pouco tempo em que esteve na escola, foi uma aluna nota 10. Então, todas as minhas conquistas em estudos, eu dedico a ela”, ressalta.

Quanto a consumir literatura, Nelson se classifica como um leitor eclético, com certa inclinação para a filosofia, e que se identifica muito com os clássicos, tanto nacionais como estrangeiros. Entre seus escritores preferidos cita Guimarães Rosa, Oswald de Andrade, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Alves, Ferreira Gullar, Paulo Leminski, Conceição Evaristo, Cristina Judar, Dostoiévski, Tolstói, Gogól, Shakespeare, Franz Kafka, Victor Hugo, Cervantes, George Orwell, Edgar Allan Poe, Isabel Allende, Dante Alighieri, e os mais contemporâneos como Gabriel Garcia Marques, Bukowski, Harari, Isabel Alende, Mia Couto, entre outros.

Quanto a livros que o marcaram, Nelson cita os clássicos da literatura mundial “Dom Quixote”, de Cervantes, “Ana Karênina”, de Tolstói, e “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. Ele também destaca os títulos “Que eu seja a última” de Nádia Murad (ativista de direitos humanos, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2018), e “O Caçador de Pipas”, de Khaled Hosseini, um romance que emociona milhões de leitores ao redor do mundo.

Sobre o autor

Nelson Luiz Pereira nasceu em 1960, em Rio do Oeste (SC), radicando-se em Jaraguá do Sul em 1978. É Bacharel em Economia, com três pós-graduações nas áreas de Administração, Marketing e Controladoria. É Mestre em Gestão Moderna de Negócios e Doutorando em Educação – Inteligência Emocional.

Serviço

O quê: lançamento do romance “Além do Quintal”, de Nelson Luiz Pereira
Quando: 20/05/23 (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Onde: Café Cultura, anexo ao Espaço Hangar 33
Endereço: Rua Domingos Rodrigues da Nova, 77 – Centro – Jaraguá do Sul
*O livro está à venda por R$ 40 e pode ser adquirido diretamente com o autor.

Parte da receita da venda dos livros o autor doará para Associação dos Amigos do Autista (AMA) da qual é membro da diretoria voluntária.