Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Navegação na Lagoa da Conceição será restringida por 10 dias

Obras na ponte da Lagoa da Conceição forçam proibição de navegação Foto: Divulgação/PMSC

Por: OCP News Florianópolis

01/10/2024 - 07:10 - Atualizada em: 30/09/2024 - 19:33

A Secretaria de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis informa que a navegação na Lagoa da Conceição, no canal provisório em meio às obras de construção da nova ponte (entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio), será interrompida parcialmente por duas a três horas por dia no período que vai desta terça-feira (1º) até o dia 10 de outubro.

A medida vale para todos os tipos de embarcações, incluindo jet skis, de modo que a administração municipal solicita atenção dos navegantes à sinalização náutica para evitar acidentes, e pede desculpas e compreensão pelos transtornos.

A proibição deve-se à necessidade de finalização do escoramento provisório em madeira da estrutura da pista da ponte entre os pilares P4 e P7, ou seja, do quarto ao sétimo dos nove pilares de sustentação previstos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Proibição semelhante havia ocorrido no início de maio para transferência do equipamento de cravação das estacas metálicas da fundação de pilares para o outro lado do canal provisório, a fim de dar continuidade ao serviço – na época ainda faltava executar o estaqueamento de quatro pilares.

Além disso, atualmente, está sendo finalizada a estrutura da pista da ponte entre o primeiro e o quarto pilares – sendo que dentro de um mês ficará faltando apenas o asfalto desse trecho – e iniciada a montagem do sétimo pilar, a exemplo do que já foi feito com os seis primeiros pilares.

O que já foi feito

Desde que as obras começaram, em abril do ano passado, já foram concluídos os estaqueamentos metálicos das fundações dos pilares e de madeira da estrutura da pista entre o primeiro e o quarto pilares.

Além da construção dos dois aterros em rocha que vão receber as cabeceiras da nova ponte, tanto do lado do Centrinho, perto de onde será a rótula do sistema viário de acesso à futura travessia, quanto do lado oposto da lagoa, próximo da Avenida das Rendeiras.

Ilustração PMF

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual – que se encontra desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região. Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura.

Além de dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura, favorecendo pedestres e ciclistas. Aliás, a geometria da ponte dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais e dará acessibilidade.

Nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual, que será demolida | Ilustração/PMF

Todas essas obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp