A Secretaria de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis informa que a navegação na Lagoa da Conceição, no canal provisório em meio às obras de construção da nova ponte (entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio), será proibida por cerca de 10 dias.
A data de início da interdição, que vai valer para todos os tipos de embarcações, incluindo jet skis, será entre 2 e 8/05, mas desde já a administração municipal solicita atenção dos navegantes à sinalização náutica para evitar acidentes, e pede desculpas e compreensão pelos transtornos.
A proibição deve-se à necessidade de transferência do equipamento de cravação das estacas metálicas da fundação dos pilares de sustentação da nova ponte para o outro lado do canal provisório, a fim de dar continuidade ao serviço.
Afinal, ainda falta executar o estaqueamento de quatro dos nove pilares previstos. Cabe ressaltar ainda que as datas exatas do início e do encerramento da interdição serão devidamente divulgadas pela Prefeitura, de acordo com o avanço do cronograma das obras, sujeito às condições climáticas.
Outros serviços na área da lagoa
As obras da nova ponte da Lagoa da Conceição têm ainda outras duas frentes de trabalho em andamento. São elas a montagem do madeiramento do escoramento provisório da estrutura da pista em si, o que deve ser concluído ainda em abril, e a preparação para a concretagem do P4, o quarto pilar – sendo que o P1, na verdade, fica no mesmo nível da cabeceira da ponte do lado do Centrinho.
No mais, desde que os trabalhos começaram, em abril do ano passado, foram feitos os dois aterros em rocha que vão abrigar as cabeceiras da ponte, tanto do lado do Centrinho, perto de onde será a rótula do sistema viário de acesso à futura travessia, quanto do lado oposto da lagoa, próximo da Avenida das Rendeiras.
Quanto à revitalização do entorno da nova ponte, está em execução a estrutura do novo terminal lacustre (de onde saem embarcações do Centrinho para a Costa da Lagoa, e vice-versa) em si, serviço iniciado na primeira dezena do mês. A edificação acontece sobre aterro em rocha de área total de 850 metros quadrados executado nos mesmos moldes dos que também já foram feitos para receber as cabeceiras da nova ponte. Além disso, foi feito o estaqueamento de concreto referente à base do trapiche do novo terminal.
A revitalização do entorno da ponte em construção começou com a desmontagem do deck do atracadouro público próximo do terminal lacustre atual, localizado no Centrinho, à esquerda da cabeceira da ponte existente sentido Rendeiras. Detalhe: o atual terminal continua funcionando normalmente, uma vez que será desativado somente quando o novo estiver pronto, o que está previsto acontecer até julho.