Não é mimimi: sete frases machistas que toda mulher já escutou

Foto: Freepik

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

08/03/2024 - 11:03 - Atualizada em: 08/03/2024 - 11:08

No dia a dia, mulheres de todas as idades são frequentemente confrontadas com comentários e comportamentos machistas. Essas frases, muitas vezes disfarçadas de brincadeiras ou opiniões, refletem uma cultura que ainda continua viva entre as pessoas. Abaixo, listamos algumas das frases mais comuns que mulheres já ouviram simplesmente por serem mulheres.

1. Comporte-se como uma mocinha

Usada para alimentar um conceito de “boas maneiras”, essa frase só serve para direcionar as mulheres a uma lista de regras de comportamento, como ser obediente, quieta e amável.

2. Não seja tão ambiciosa, mulher não precisa disso

Essa frase é um exemplo clássico de comentário machista que desvaloriza a ambição feminina, sugerindo que as mulheres não precisam buscar metas elevadas ou aspirar a posições de destaque. Ela reflete uma mentalidade que limita as oportunidades das mulheres e reforça estereótipos de gênero prejudiciais, sugerindo que as mulheres devem se contentar com menos ou que sua ambição é inadequada.

3. Já pode casar

Dificilmente podemos ver alguém falando para um homem depois de preparar o jantar, que ele já pode casar. Essa frase misógina associa as qualidades de uma mulher com a casa e alimentação, ao casamento.

4. Mulher tem de se dar ao respeito

Essa é uma frase terrível, que chega até ser usada por algumas mulheres. Dizer que uma mulher deve se dar o respeito dita regras a elas, como se seu modo de vestir ou falar não lhe fizesse digna de respeito.

5. Só pode ser TPM

Não é mimimi! Justificar o posicionamento, mudança de humor e assertividade de uma mulher à sua TPM só fazem desqualificar o seu discurso. Envolver a alteração hormonal de uma mulher durante seu ciclo menstrual à uma loucura só alimenta uma ideia de que ela não é capaz de tomar partido de algo.

6. Ela gosta de malandro

Aqui temos mais uma frase que diz, nas entrelinhas, que uma mulher é a culpada pela violência que sofre com o parceiro.

7. Lugar de mulher é na cozinha

Por último, temos mais um exemplo de discurso machista que reforça a ideia de que o lugar da mulher é restrito ao lar, cuidando das tarefas domésticas.