Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mutirões para retirada de cabos serão retomados em Jaraguá do Sul

Divulgaçaõ/PMJS

Por: Pedro Leal

22/01/2026 - 20:01 - Atualizada em: 22/01/2026 - 20:11

Os mutirões para retirada de cabos de telefonia e de transmissão de dados nos postes de Jaraguá do Sul, vão reiniciar em breve. O procedimento, acontece uma vez por semana desde 2023 e tem a participação da Prefeitura, Associação dos Provedores de Internet do Vale do Itapocu (APROVI) e CELESC.

Esgotadas as vagas para o programa de combate ao tabagismo em Jaraguá do Sul

Desde então, houve uma mudança significativa no aspecto visual da cidade, reduzindo os riscos de acidentes e o uso irregular dos postes por empresas não autorizadas. Para se ter uma ideia, já foram realizados 90 mutirões e retiradas cerca de 32 toneladas de material em mais de 126 km de ruas percorridas.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

De acordo com o gerente de Fiscalização, Liandro Piske, só entre os meses de novembro e dezembro de 2025, foram cerca de 3 toneladas de cabos e estruturas metálicas retirados. “O material está em um depósito e será encaminhado para reciclagem.

Coluna Adote Um Amigo: confira os animais disponíveis para adoção na região de Jaraguá do Sul

O Protocolo de Colaboração Técnica (PCT), assinado com a participação do Ministério Público, mudou de forma significativa o comportamento das empresas. Fazemos reuniões regularmente para análise dos resultados, proposta de locais para os mutirões e discussão de demais assuntos. E isso faz toda a diferença”, disse.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).