Quem passa pela região central de Joinville começa a perceber os resultados dos mutirões contra a pichação realizados nas últimas semanas: são 26 imóveis revitalizados com nova pintura, totalizando 863 m² de área pintada, com maior sensação de segurança e bem-estar para moradores e turistas que visitam a cidade.
No último sábado (6/12), mais uma ação contra a pichação reuniu voluntários para pinturas em imóveis nas ruas Nove de Março, XV de Novembro, Orestes Guimarães, entre outros pontos. Enquanto os voluntários atuam em imóveis particulares, com autorização dos proprietários, a Prefeitura de Joinville providencia a revitalização de imóveis públicos de forma contínua. Para esta semana, uma ação está prevista novamente no sábado (13/12).
“O nosso objetivo é deixar a cidade limpa, com sensação de ordem, porque a pichação causa incômodo, passa uma sensação de insegurança. Queremos que a cidade fique mais bonita e que os joinvilenses também se unam nesse mutirão, ajudando a deixar a cidade mais bem cuidada”, destaca a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin.
Os mutirões fazem parte da campanha “Joinville é Nossa Casa”, lançada pela Prefeitura de Joinville em parceria com o Conselho das Entidades. Enquanto as tintas e materiais de pintura de imóveis particulares são doados por empresas e cidadãos, a revitalização é feita por voluntários que se inscreveram para dedicar parte do seu tempo à cidade.
“Há várias oportunidades de se unir ao mutirão: você pode se unir a nós em um fim de semana para fazer a pintura, pode reunir os amigos e pintar as pichações na sua região ou ajudar doando tintas, pincéis e rolos para executarmos essa ação”, explica Rejane. Também é possível registrar um ponto pichado pelo aplicativo Joinville Fácil, contribuindo para o mapeamento dos locais que necessitam de cuidado.
A vice-prefeita também destaca a importância de denunciar a pichação, que é um crime previsto pelo artigo 65 da Lei 9.605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa. “É muito importante que você, que passa e percebe alguém pichando, ligue para a nossa Guarda Municipal ou chame a polícia”, complementa Rejane. A Guarda Municipal pode ser acionada pelo número 153 e a Polícia Militar pelo 190.
No próximo sábado (13), a Prefeitura de Joinville organiza mais um mutirão contra a pichação, com ponto de encontro às 8h, na Praça da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin.
Ainda é possível se inscrever para ser voluntário, basta acessar o aplicativo Joinville Fácil ou acessar o site da campanha “Joinville é Nossa Casa” e seguir o passo a passo para completar a inscrição.
Também é possível doar tintas e materiais para as ações por meio da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), pelo telefone e WhatsApp (47) 3435-0660.