Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mutirões contra a dengue eliminam mais de 93 toneladas de entulho em 2025 em Joinville

Foto: Divulgação/PMJ

Por: OCP News Joinville

15/12/2025 - 09:12 - Atualizada em: 15/12/2025 - 09:49

A Prefeitura de Joinville encerrou o ciclo de mutirões contra a dengue de 2025 com uma ação no bairro Jardim Sofia. Ao longo do ano, as 12 edições do mutirão eliminaram mais de 93 toneladas de resíduos que poderiam se transformar em focos do mosquito Aedes aegypti em ações realizadas em 13 bairros da cidade.

O mutirão no bairro Jardim Sofia mobilizou agentes da Vigilância Ambiental, Secretaria de Saúde, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Defesa Civil, CEU Aventureiro, 62º Batalhão de Infantaria, Vigilância Sanitária e Bombeiros Voluntários.

Durante a ação, as equipes visitaram 750 residências, 71 comércios e 58 terrenos baldios, orientando a população sobre a necessidade de eliminar continuamente os criadouros do mosquito, que é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Tivemos neste ano um ótimo trabalho desenvolvido por todos os setores que trabalham na saúde e demais secretarias que nos auxiliam nesses mutirões intersetoriais, mas isso não significa que podemos ficar desatentos e baixar a guarda”, alerta o gerente da Vigilância Ambiental de Joinville, Anderson da Silva.

Ele reforça que cerca de 85% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências. “Por isso, sempre reforçamos a campanha ‘10 Minutos Contra a Dengue’, na qual com apenas dez minutos por semana é possível vistoriar e eliminar os potenciais criadouros dentro de casa”, explica. Para conferir as orientações dos 10 Minutos contra a Dengue, acesse o site da Prefeitura de Joinville (joinville.sc.com.br/dengue).

A ação no bairro Jardim Sofia eliminou cerca de cinco toneladas de resíduos. Além da remoção de lixo e entulho, as equipes realizaram a aplicação preventiva do larvicida fludora perifocal em 144 depósitos fixos, que são locais de alto risco para acúmulo de água e que não podem ser eliminados. Além disso, dois serviços de comércio e dois locais de reciclagem receberam a aplicação do inseticida para eliminação de mosquitos adultos.

Além do Jardim Sofia, receberam mutirões neste ano os bairros Rio Bonito, Boehmerwald, Vila Cubatão, Santa Catarina, Parque Guarani, Glória, Nova Brasília, Jarivatuba, Jardim Iririú, Saguaçu, Santo Antônio e Adhemar Garcia.

“Em 2025, as ações educativas realizaram mais de dez mil visitas orientativas. Para 2026, vamos focar nossas ações dos mutirões nos bairros de Joinville que ainda não foram contemplados pelo Método Wolbachia”, destaca Emerson Brites da Maia, coordenador da Vigilância Ambiental de Joinville.

Ações educativas reforçam o papel da comunidade no combate à dengue

A estratégia municipal de combate à dengue vai além dos mutirões nos bairros. O calendário inclui vistorias periódicas em cemitérios, com reforço em datas como Dia das Mães e Finados, o monitoramento de armadilhas e um programa de educação em zoonoses contínuo.

Só neste ano, foram mais de 781 mil visitas em todo o município. Nas ações educativas em escolas, indústrias e eventos, mais de 151 mil pessoas foram impactadas. Os números reforçam a eficácia da estratégia adotada pelo município de promover ações educativas com a participação do poder público, entidades e a comunidade.

A implementação da segunda fase do método Wolbachia, ainda em andamento, também contribui para a redução de arboviroses como a dengue.“Até o final desta segunda fase, em 2026, teremos cerca de 75% da população coberta pelo projeto”, avalia Anderson da Silva.

Natural, autossustentável e sem qualquer modificação genética, o método introduz a bactéria Wolbachia, presente em 60% dos insetos da natureza e inofensiva aos humanos, nos mosquitos Aedes aegypti. A presença da Wolbachia impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro do Aedes aegypti. Com a reprodução e o crescimento gradativo dos insetos com Wolbachia na natureza, o método contribui para a redução dessas arboviroses.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.