Uma ação de limpeza realizada no último sábado (20) retirou cerca de 2 toneladas de resíduos dos rios Jaraguá e Itapocu, em Jaraguá do Sul. A iniciativa, que percorreu um trecho de sete quilômetros entre o Parque Municipal de Eventos e o Parque Linear Via Verde, fez parte do Dia Mundial da Limpeza, movimento global de conscientização sobre a gestão de resíduos.
A força-tarefa reuniu o Clube de Canoagem Kentucky, Prefeitura de Jaraguá do Sul (por meio do Samae, Defesa Civil e Fujama), Comitê Itapocu, além de voluntários e apoiadores. No percurso feito de caiaque e canoa, foram recolhidos aproximadamente 1,5 tonelada de materiais, entre eles sacolas plásticas, garrafas PET, pneus, móveis, eletrodomésticos e até um eixo de ferro de quase 100 quilos.

Foto: Divulgação
Nas margens dos rios, o trabalho também foi intenso: cerca de 500 quilos de resíduos foram retirados em dois trechos, incluindo cabos de telecomunicação, pedaços de veículos, caixas de papelão e rodas de carrinho de mão.
De acordo com o presidente do Clube de Canoagem Kentucky, Renato Fritsche, a ação mostra que ainda há muito descaso com o descarte de resíduos.”Fica o alerta à população: essa ação conjunta totalizou cerca de 2 mil quilos de lixo. Ressaltamos que o município dispõe de programas de destinação e descarte desses materiais, como a coleta seletiva semanal e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Portanto, não há justificativa para jogar lixo no rio ou em qualquer outro espaço público”, destacou.

Foto: Divulgação