Mutirão de limpeza do Rio Itapocu retira 250 quilos de lixo em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

20/03/2023 - 09:03 - Atualizada em: 20/03/2023 - 14:10

O Samae de Jaraguá do Sul em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky, Defesa Civil e outros voluntários promoveram um mutirão de limpeza do Rio Itapocu, no último sábado (18), integrando a programação do Mês da Água, desenvolvida pelo Samae.

A ação resultou no recolhimento de aproximadamente 250 quilos de lixo do leito e das margens do rio. O percurso pelo rio, com caiaques e canoas iniciou na Ponte Alberto Bauer em Nereu Ramos, finalizando na sede do Clube de Canoagem Kentucky, totalizando 11 quilômetros. Foram encontrados e retirados do rio sacolas, roupas, tecidos, pneus, garrafas pet, latinhas, sacos de ração, garrafas térmicas, vidros, lâmpadas, calçados, partes de móveis como portas e tampas e muito material plástico e isopores.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, apesar da quantidade de lixo ter diminuído, o que mostra que as pessoas estão mais conscientes, ainda foi é encontrado lixo nos rios.

“Precisamos continuar conscientizando a população para não jogar esses materiais nos rios, pois podem acarretar muitos problemas para o meio ambiente como a contaminação da água e do solo. Estes tipos de materiais devem ser descartados por meio do programa de coleta coletiva saco verde e no PEV. E lembrar que é dos nossos rios que captamos e tratamos a água que consumimos”, reforça.

O presidente do Kentucky, Renato Fritsche, destaca que nos últimos dez anos percebe-se uma mudança no comportamento das pessoas, pois tem cada vez mais diminuído a quantidade de lixo encontrada nos rios.

“Os materiais encontrados também mudaram, anteriormente encontrávamos móveis inteiros como guarda-roupas e camas, colchões, fogão, geladeiras, agora estamos encontrando partes de móveis ainda, mas as pessoas estão mais conscientes. Precisamos continuar a conscientização, mas também ensinar as nossas crianças sobre a destinação correta destes materiais”, acrescenta.

Mais duas ações de limpeza dos rios já estão programadas para este ano em conjunto com o Clube de Canoagem Kentucky. Uma delas será em junho em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente no Rio Itapocu, sendo o percurso da sede do clube até o Parque Linear Via Verde e outra em setembro em prol do Dia Mundial da Limpeza no Rio Jaraguá, sendo o percurso da Malwee até o Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.

Notícias no celular

Whatsapp