A Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizou no último final de semana, o mutirão da campanha “Castração é a Solução”. A ação ocorreu no Loteamento Vida Nova, no bairro Ana Maria, e registrou 128 procedimentos, entre cães e gatos.
O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Por meio da campanha, a meta é realizar 6 mil castrações anuais em Criciúma. “A castração de animais é crucial para o controle da população, promovendo a saúde, prevenindo o abandono e contribuindo para um ambiente mais responsável e compassivo”, afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
De acordo com o coordenador do NUBEA de Criciúma Christophe Maximiano de Lima, durante os procedimentos os animais foram castrados, microchipados e receberam medicação pós-operatória. “O microchip cumpre uma função crucial no registro dos animais e na identificação de seus donos. Essa tecnologia não apenas viabiliza a tomada de medidas adequadas, quando necessário, mas também simplifica a devolução do animal ao seu tutor em casos de fuga, roubo ou abandono”, explicou.