Mutirão da campanha Castração é a Solução beneficia 124 animais em Criciúma

Foto: Divulgação/PMC

Por: OCP News Criciúma

26/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:38

Visando controlar a população de animais, prevenindo o crescimento descontrolado de animais indesejados e reduzir a quantidade de animais em situação de rua em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizou no último sábado (23), mais um mutirão da campanha “Castração é a Solução”. A ação beneficiou 124 animais do bairro Vila Francesa, no distrito do Rio Maina.

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. “A castração não é apenas uma medida preventiva para o controle da população animal, mas também uma forma de promover um ambiente mais seguro e saudável para todos”, comentou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima, os animais foram castrados, microchipados e receberam as medicações pós-operatórias necessárias. “O microchip tem a importância de identificar o tutor do animal. Ele possui um número que ao ser escaneado e colocado no sistema, aparece o tutor, telefone, data do animal que foi castrado, características do animal, endereço do tutor. Então, em caso de furto ou fuga, o tutor vai poder identificar que realmente é o seu animal”, explicou.