Musical de Joinville se inspira no desenho animado japonês para encantar público

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

05/02/2024 - 08:02 - Atualizada em: 05/02/2024 - 08:56

No dia 4 de março, às 19h, estreia gratuitamente na E.E.B. Prof.ª Maria Amin Ghanem, no bairro Aventureiro, em Joinville, norte catarinense, o espetáculo: “MUSIC ANIME SHOW 2024“, com direção musical da maestrina Fabricia Piva, produção de Laura Moreira Germano e arranjos de Jacson Araújo.

Serão 30 músicos no palco, além de cantoras e cosplays, a ideia do espetáculo que ainda percorrerá mais duas escolas estaduais na cidade e encerrará a primeira temporada em uma apresentação na Sociedade Harmonia Lyra, é a de mostrar a importância da música nos animes, que refere-se a animação desenhada à mão ou por computação gráfica provenientes do Japão, que datam desde 1917, sua beleza e técnica, bem como incentivar adolescentes a se dedicarem a um instrumento musical erudito, na medida em que este também se presta a executar músicas de seu agrado e não apenas composições clássicas que, infelizmente, não são bem quistas pelo público jovem.

Foto: Divulgação

Indo mais além, pretende-se mostrar aos músicos eruditos e amantes da música clássica, que a música transcende os períodos barroco, clássico, romântico, entre outros. Existe na atualidade compositores fantásticos, que se dedicam a construir temas para personagens de filmes e animes. Além disso, levar boa música para as escolas estaduais.

O Projeto Music Anime Show conta com a colaboração do jovem artista Nicolas Moser, que dedicou seu talento, para conceber uma obra exclusiva destinada ao projeto. Nicolas não apenas fez uma bela ilustração, mas contou uma história visual que se encaixa perfeitamente no espírito do projeto. Sua criação não apenas enriquece, mas também personifica a convergência magistral entre o universo dos animes e a potência emotiva da música.

O espetáculo também contará com a realização de uma proeza artística no âmbito do projeto Music Anime Show, marcada pela interpretação única de uma composição gerada por meio do ChatGPT, obteve-se a criação de uma composição musical que representa a síntese da inteligência artificial e da expressão artística.

A interpretação desta composição, é uma oportunidade única para os apreciadores da música e dos animes, explorarem uma narrativa sonora que emana da colaboração singular entre a inovação tecnológica e a expressividade musical, pois a música gerada pelo ChatGPT não é apenas uma sequência de sons, mas sim uma expressão autêntica que reflete a complexidade e a riqueza emocional associadas à arte musical. Este feito destaca a intercessão criativa entre a inteligência artificial e a sensibilidade musical.

Foto: Divulgação

Vale destacar também no projeto, a participação da cantora e compositora MC Amazona. A capacidade da MC Amazona de articular emoções por meio de suas letras e melodias, é um atributo que se alinha de maneira excepcional com a essência do musical. A fusão entre sua expressividade artística e a riqueza visual do universo anime promete uma experiência sensorial enriquecedora e emocionalmente envolvente para o público. Ao integrar uma artista tão talentosa como MC Amazona, o Music Anime Show fortalece sua proposta de oferecer uma experiência única, ganhando não apenas em diversidade musical, mas também na capacidade de contar histórias através da fusão entre música e animação, proporcionando ao público uma vivência memorável.

O projeto tem patrocínio da Schulz, Celesc e apoio cultural da Sociedade Harmonia Lyra, NDFM e NDTV Record, comtemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

Orquestra de espetáculos Joinville

A Orquestra de Espetáculos Joinville é um corpo artístico formado por 30 músicos de Joinville e região. Foi criada com a direção musical da Maestrina Fabricia Piva. Tem como objetivo desenvolver intensa atividade musical em prol do crescimento cultural de Joinville e região, com a formação de músicos profissionais da mais alta qualidade, integração ao instrumental sinfônico que representam uma autêntica conquista da nova cadeia timbrística, possibilitando uma difusão de repertório abrangente e diversificado que mostra o extenso alcance da arte musical por meio da música erudita, MPB, pop e Jazz.

Repertório

1. Cha-la Head, Cha-la
Compositor: Chiho KiyooKa

2. Guren No Yumiya
Compositor: Linked Horizon

3. Il Vento D’Oro
Compositor: Yugo Kanno

4- L’s Theme B
Compositor: Hideki Taniuchi

5. Lost in Paradise
Compositor: Aquro

6. Merry Go Round Of Life
Compositor: Joe Hisaishi

7. Naruto – Main Theme
Compositor: Toshio Masuda

8. We Are! One piece
Compositor: Hiroshi Kitadani

Integrantes

1º violino:

Daniele Giradello (Spalla)
Amanda Cristina dos Santos Ritzmann
Renan Wilkerson Correa
Juciane Domingue Barbosa
João Vítor Gameiro Gleriano

2º violino:

Guilherme Mendes Perius
Mateus Filipe Mello
Henrique Eduardo da Rosa
Joan Nascimento

Viola:

Aldo Villani
Fernando Rech

Cello:

Lucas Ropelato Voltolini
Oscar Perius

Baixo:

Tobias Barros

Flauta:

Gabriel Mariano Kuskowski
Tallya Louise Macedo

Oboe:

Keila de carvalho

Clarinete:

Gabriel Kling Loschner da Silva

Fagote:

Henriette Hillbrecht

Sax Alto:

Anthony Corrêa Macêdo

Sax Tenor:

Éverton Backes

Trumpet:

Ronny Petterson Bueno
Filipe Ebiner da Silva

Trombone:

Leandro Guimarães

Piano:

Madona Pfleger Feo

Guitarra:

Rodrigo Alexandrino de Moraes

Bateria:

Gabriel Barros

Percussão:

Rafael Vieira

Baixo:

Thiago Martins Josino

Cantora:

Gabriela dos santos Batista
MC Amazona

 

Datas das apresetações

04/03:

19h – E.E.B. Profª Maria Amin Ghanem

Local: Rua Adolar Pohl, 318 – Aventureiro, Joinville – SC

05/03:

19h – E.E.B. Profª Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos

Local: Rua Minas Gerais, 2450 – Nova Brasília, Joinville – SC

11/03:

19h – E.E.B. Dr. Jorge Lacerda

Local: Rua Santo Agostinho, 266 – Guanabara, Joinville – SC

12/03:

19h – Sociedade Harmonia Lyra

Local: Rua. Quinze de Novembro, 485 – Centro, Joinville – SC

A retirada dos ingressos será, gratuitamente, a partir do dia 05 de março de 2024, na secretaria da Sociedade Harmonia Lyra.